A rede mundial de computadores, mais conhecida como Internet, virou um produto de primeira necessidade, unindo povos, estreitando as relações comerciais e facilitando a vida de todos. Interessante que tudo surgiu a partir de um conflito político (Guerra Fria) com a função de viabilizar a comunicação militar em um contexto de insegurança.

Num ambiente democrático, as redes de computadores facilitam a disseminação do discurso político pelo seu caráter de abertura, ao alcance de todos. A politica organizada traz inúmeras vantagens ao povo, uma vez que tem seus pontos de vista colocados para o resto do Estado e forma uma cultura onde todos possuem voz para o debate.

Ao longo do tempo, a política foi formada por elites e de maneira centralizada, não que isso seja errado, mas foi à única forma de se organizar a sociedade. Também houve por parte do cidadão, um olhar crítico, pois as medidas tomadas não conseguiam serem comunicadas aos limites dos Estados.

Com a popularização da Internet, e agora mais recente das redes sociais, é possível, por exemplo, uma tribo indígena do interior do Amazonas se organizar em redes sociais e lançar candidatura de um Pajé para vereador ou até mesmo deputado, a fim de defender os interesses da comunidade. Sem dúvida nenhuma, é também um importante instrumento de inclusão social.

A internet possibilita também o armazenamento praticamente infinito de informações. Na vida politica dos candidatos, por exemplo, dependendo de como está o rumo da campanha, a realização de pesquisas estatísticas de opinião, poderá mudar todo o planejamento de campanha. A primeira campanha a presidente dos Estados Unidos de Barack Obama, teve as redes sociais como fator decisivo para a conquista do pleito.

O uso dos Smartphones com acesso a Internet, provocou mais uma revolução na chamada era digital. Com a informação na palma da mão e em qualquer lugar, qualquer cidadão poderá realizar o ativismo político, principalmente através das redes sociais (Twitter, Facebook e WhatsApp). O avanço tecnológico foi um processo demorado, porém já atingiu o seu clímax, e está ao alcance de todos. Hoje é possível a participação política nas redes sociais sem limites ou censuras. O cidadão troca informações conversa com partidários, tudo de forma livre e espontânea.

Com o surgimento dos blogs, logo se tornaram uma ferramenta importante, tanto para o público interno, quanto para o público externo, criando um canal de comunicação, ao possibilitar uma troca de informação mais pessoal e direta, o que possibilita a solução dos diversos problemas. Muitas denúncias enviadas pela população são solucionadas de uma forma mais ágil, quando a informação chega através dos blogs. Hoje as principais assessorias de comunicação do governo, são pautadas através das chamadas novas mídias.

É fundamental que os políticos possam explorar de forma inteligente, esse potencial gratuito de formação de imagem que é a Internet, utilizando cada vez mais as redes sociais. Isso é uma tendência dos dias atuais e dificilmente será revertida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here