De acordo com o GDF, em três anos o governo investiu R$ 25,8 milhões na região administrativa. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília.

Com mais de 700 prédios e com 161,1 mil moradores, Águas Claras celebra mais um aniversário. Há 19 anos, a cidade foi emancipada como região administrativa

Por Delmo Menezes

Águas Claras, a cidade mais vertical do Distrito Federal, chamada carinhosamente por seus moradores da Manhattan brasileira, comemora nesta sexta-feira (6), 19 anos de existência. O projeto da cidade foi planejado pelo arquiteto e urbanista Paulo Zimbres, que procurou seguir princípios arquitetônicos de funcionalidade, conforto e harmonia visual. As praças têm nomes da fauna brasileira, já as ruas e avenidas recebem nomes inspirados nas plantas da nossa flora.

A jovem cidade marcada pelos prédios altos e ruas com nomes de árvores e de flores, está envolvida em muitas novidades.

A qualidade de vida em Águas Claras é muito superior a maioria das cidade do DF. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília.

Além da expansão do comércio, muita coisa mudou desde que Águas Claras se desmembrou oficialmente de Taguatinga e se tornou uma região administrativa, em 6 de maio de 2003. A cada ano, dezenas de prédios residenciais foram inaugurados, e nesta sexta-feira (6/5), no aniversário de 19 anos da cidade vertical, a região conhecida como o maior canteiro de obras da América Latina conta com mais de 700 edifícios. Mas em 1999, quando José Júlio de Oliveira se mudou para Águas Claras, existiam apenas quatro prédios ocupados na região.

“Quando cheguei na cidade, tinha até terra na rua, em alguns pontos não tinha asfalto. A cada dia ne surpreendo mais com Águas Claras, conta o morador José Júlio de Oliveira, 62 anos. Foto: Marcelo Ferreira / CBD.A Press

Aos 62 anos, ele conta que decidiu morar na cidade por diversos fatores, entre eles, a segurança, tranquilidade e conforto da região. “Já morei na Asa Norte e em Taguatinga, mas em nenhuma delas tinha essa verticalização de Águas Claras, que eu adoro. Muitos reclamam disso, mas é um ponto que estava previsto no projeto da cidade, e eu me interessei em morar aqui porque a região foge daquela arquitetura tradicional do Plano Piloto, que, apesar de muito bela, chega a ser monótona”, diz o educador. “Muitas cidades parecem que pararam no tempo, mas Águas Claras nunca parou, todos os dias têm algo novo por aqui.”

Há cerca de 15 anos, ainda era comum se deparar com ruas não pavimentadas em Águas Claras. Tamires Amorim, desenvolvedora web de 27 anos, lembra que se mudou para a cidade em 2012, quando as opções de lazer ainda eram poucas. “Como minha mãe morava aqui antes de mim, frequentei muito a região quando era criança, morava na Octogonal, mas voltei para cá por escolha própria, porque aqui tem tudo que preciso e é muito agradável para viver. Mas, quando era criança, não tinha muita coisa. Lembro-me que eu e minha irmã gostávamos de ficar em frente à estação de metrô, acenando para os trens que passavam, porque era nossa opção de lazer”, conta.

As praças de Águas Claras são todas equipadas com parquinhos para as crianças. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília.

Tamires frequenta o Parque de Águas Claras todos os dias e considera que a cidade é o local perfeito para quem está “começando a vida”. Foi o caso também de Tatiana Félix, de 43, que se mudou para a região em 2008. “Eu e meu esposo construímos tudo que temos aqui. Também foi aqui que meus filhos nasceram e cresceram, fizeram amizades, e foi onde eu comprei e financiei meu primeiro apartamento”, diz a fisioterapeuta. Ela faz parte do grupo e página “Mães e Amigas de Águas Claras”, que reúne, em redes sociais, mais de 100 mil mulheres que moram na região. A associação surgiu de uma necessidade que ela e conhecidas de Águas Claras sentiram quando se mudaram: “Éramos um pequeno grupo de mães que se ajudavam, que indicavam serviços umas para as outras, mas a gente precisava de uma rede de apoio na cidade, e conseguimos crescer tanto que hoje o grupo tem um nome bem conhecido por aqui”.

De acordo com o administrador da cidade, André Queiroz, a obra de mobilidade que cria a terceira saída é considerada a mais importante entre as que estão em execução. “A terceira saída beneficiará 150 mil moradores”, disse.

O Parque Ecológico de Águas Claras é considerado o mais bonito do DF. Foto: Reprodução.

Para Queiroz, Águas Claras, apesar da pouca idade, é a grande metrópole do “quadradinho”, espaço delimitado pelo DF. “Dona de um conjunto arquitetônico único, verticalizado, a cidade traz na sua essência modernidade e jovialidade, presentes em cada detalhe das ruas, avenidas, praças e parques”, ressaltou o administrador.

“Enxergo Águas Claras com futuro brilhante e promissor. É uma cidade que não para e, no auge dos seus 19 anos, tem muitos planos, projetos e sonhos a serem realizados”, pontua o administrador da cidade.

Águas Claras teve sua construção autorizada pela Lei n.º 385 de 16 de dezembro de 1992, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 17/12/1992. Sua criação se deu pela necessidade de viabilizar o metrô como uma proposta racional de ocupação do solo e expansão ordenada de Brasília.

Quando a cidade foi planejada pelo arquiteto e urbanista Paulo Zimbres, buscou-se a mesma qualidade de vida do Plano Piloto, embora em outros moldes urbanísticos. O projeto seguiu os princípios arquitetônicos contemporâneos de funcionalidade, conforto e harmonia visual.

Águas Claras, a cidade mais vertical do Distrito Federal, comemora 19 anos nesta sexta-feira (6). Foto: Reprodução.

Morador de Águas Claras há 13 anos, Cleber Barreto destaca o comprometimento da população com a região administrativa como sendo o que mais admira na cidade. “Dizem que as pessoas em Águas Claras adoram um ‘mimimi’, mas eu encaro isso de forma positiva, pois as pessoas se envolvem nas questões da cidade”, contou.

Na opinião do morador, a região administrativa não é mais uma cidade dormitório: “É um lugar jovem, que possui vida e um comércio muito forte. Águas Claras tem muito a oferecer a Brasília”.

As obras que têm servido para melhorar a qualidade de vida em Águas Claras contam também com a participação do Renova-DF, que esteve na região no fim de 2021 reformando as praças e equipamentos públicos da cidade. Os principais serviços foram pinturas e trocas dos alambrados, trabalhos que contemplaram 12 praças.

Programe-se

A programação especial em comemoração aos 19 anos de Águas Claras começa hoje e vai até 22 de maio. O calendário completo pode ser conferido na página da administração regional no Instagram (@admaguasclaras).

Veja alguns dos eventos programados:

– 06/06: Hasteamento da bandeira. Local: Pátio da Administração Regional. Horário: 8h
– 07/05: Evento Praça Saudável. Local: Praça Irerê, quadra 202. Horário: 16h às 19h
– 13/05: Missa em comemoração ao aniversário da cidade. Local: Paróquia Nossa Senhora da Assunção. Horário: 19h30.- 13/05 a 15/05: Festival Águas Claras. Local: Praça Condor (em frente à estação Arniqueira. Horário: acompanhar no perfil @festivalaguasclaras (Instagram)
– 21/05: Passeio Ciclístico. Local: Avenida Boulevard Norte. Horário: 19h30
– 20/05 a 22/05: Cultura nas Cidades/Expressão Cultural e Musical. Local: Avenida Boulevard Norte. Horário: 18h.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital e CB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here