“É pau, é pedra, é o fim do caminho” pode ser interpretado como aquele momento em que a gente percebe que não dá mais para continuar do mesmo jeito. Imagem criada por IA.

As Águas de Março: “É pau, é pedra, é o fim do caminho, é o começo de tudo”

Por Delmo Menezes*

Se o verão fosse um filme, as chamadas “Águas de Março” seriam aquela cena final que mistura drama, comédia e um toque de surrealismo — algo bem brasileiro, diga-se de passagem. “É pau, é pedra, é o fim do caminho”, como bem cantou Tom Jobim na voz inigualável de Elis Regina. A música, que parece uma lista quase aleatória de coisas, na verdade é um retrato perfeito da vida: caótica, poética e cheia de significados escondidos.

E se pararmos para pensar, as Águas de Março são como aquela amiga sincera que chega sem avisar e diz: “Chega de praia, festa e caipirinha… agora é hora de encarar a realidade, afinal é ano de Copa do Mundo e eleições!”

O fim do verão é sempre um momento de transição. As pessoas voltam das férias com a pele bronzeada, o coração leve e aquela promessa clássica de que “este ano vai ser diferente”. Mas então chegam as chuvas de março — e com elas o inevitável banho de realidade: trânsito caótico, contas acumuladas, trabalho atrasado e aquele projeto de “ano novo, vida nova” que, convenhamos, já está meio esquecido em alguma gaveta.

E não deixa de ter um certo tom de crítica social nessa história. Porque as Águas de Março poderiam muito bem ser aquela chuva simbólica capaz de lavar não apenas as ruas, mas também más decisões políticas, escândalos de corrupção e velhos preconceitos que insistem em não ir embora.

Imagine só: uma enxurrada levando embora os “paus e pedras” que atrapalham o caminho da justiça, da honestidade e do bom senso na política. Seria um espetáculo digno de aplausos — talvez o primeiro consenso nacional. Infelizmente, na prática, a chuva costuma molhar o cidadão comum… enquanto algumas más intenções continuam bem protegidas debaixo de guarda-chuvas oficiais.

A canção de Tom Jobim, com sua aparente simplicidade, guarda uma sabedoria profunda. Quando diz “é pau, é pedra, é o fim do caminho”, ela também pode ser entendida como aquele momento em que percebemos que não dá mais para continuar do mesmo jeito. É o fim da linha para desculpas esfarrapadas, promessas vazias e aquela velha mania — tão brasileira quanto o próprio samba — de deixar tudo para depois.

Aliás, falando nisso, existe aquele famoso ditado de que o ano só começa depois do Carnaval. É quase uma instituição cultural. Entre o Natal, o Réveillon e o Carnaval, o país vive uma espécie de pré-temporada da vida real.

O curioso é que, quando março chega com suas chuvas, percebemos que o ano já começou faz tempo — e que talvez fosse melhor ter levado algumas coisas mais a sério desde janeiro. Algo que, diga-se de passagem, também poderia servir de conselho para certos gestores públicos que só lembram de trabalhar quando a cobrança aparece.

Mas nem tudo é crítica. As Águas de Março também trazem esperança. Elas são um convite à renovação, à transformação e à reinvenção. Assim como a natureza se renova a cada estação, nós também podemos nos reinventar.

É tempo de deixar para trás o que não serve mais, abrir espaço para o novo e enfrentar os desafios com coragem — e, se possível, com um pouco de humor. Porque, se a vida é feita de paus e pedras, o mínimo que podemos fazer é aprender a rir das pedradas que aparecem pelo caminho.

Como diz a música eternizada por Elis Regina:
“É pau, é pedra, é o fim do caminho, é um resto de toco, é um pouco sozinho.”

Mas a beleza da vida está justamente nisso: no fim do caminho quase sempre existe um novo começo.

No fundo, as Águas de Março são um lembrete simples e poderoso: a vida é feita de ciclos. E, por mais que algumas tempestades pareçam demoradas — inclusive na política — sempre chega a hora em que a chuva passa, o céu abre e o caminho volta a aparecer.

E se vier com menos paus, pedras e promessas vazias… melhor ainda.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

*Delmo Menezes – Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo, especialista em relações institucionais com experiência e participação política. Editor-chefe do portal de notícias Agenda Capital.

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais com experiência em diversos órgãos da administração direta e indireta. Analista político e observador atento da política local e nacional. Editor-Chefe do portal de notícias Agenda Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here