Lira: “Todos os setores atingidos por essas medidas já estão se movimentando". Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que para vencer todos os assuntos da votação do pacote de contenção de gastos, Lira aposta em muito diálogo para dar conta das votações nas próximas duas semanas e meia.

Por Delmo Menezes

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira (4) que o governo enfrentará dificuldades para aprovar medidas do pacote de contenção de despesas, mas está confiante de que o Congresso concluirá as votações ainda este ano. Segundo Lira, a falta de votos suficientes evidencia a fragilidade política do Executivo, que nem mesmo consegue aprovar urgências para os projetos.

Durante o Fórum Jota, Lira destacou que as votações precisam ocorrer em breve, pois o Congresso ainda deve aprovar o Orçamento de 2025, que depende dos cortes propostos no pacote para ajustar o crescimento das despesas. Ele descobriu a insatisfação de setores atingidos pelas medidas e apontou um excesso de programas sociais mal administrados pelo governo.

“Hoje o governo não tem voto sequer para aprovar as urgências dos PLs (projetos de lei). A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) eu coloquei na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), como pedi para ser extrapauta, e foi retirada a pedido do governo, porque eu acho que não tinha a certeza de ter os mínimos votos para aprovar a admissibilidade da PEC na CCJ”, afirmou, durante o deputado, o Fórum Jota — o Brasil em 10 anos, realizado em Brasília.

Sobre a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil, Lira considera o momento da pauta inadequada, apesar de entender sua relevância política. Ele reforça que o pacote de cortes é essencial para a estabilidade econômica, embora fatores externos e internos estejam dificultando o avanço.

Lira também apresentou a necessidade de diálogo para aprovação do pacote e destacou a importância de avançar com outras pautas, como a reforma tributária, ainda neste ano. Ele afirmou que governos em busca de reeleição precisam de uma economia forte e ponderou que o cenário político nacional é mais complexo do que os resultados das eleições municipais podem sugerir.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here