O Bilionário Bill Gates elogia o Sistema Único de Saúde do Brasil - SUS, programa Bolsa Família e a redução da pobreza no Brasil. Foto: Reprodução.

O fundador da Microsoft publica texto no qual destaca o SUS e seu ‘impacto transformador’

Por Delmo Menezes

O bilionário e fundador da Microsoft, Bill Gates, elogiou o Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS), em um texto publicado nesta terça-feira (12/12), destacando suas conquistas significativas e propondo-o como um modelo a ser seguido pelo restante do mundo. Em suas palavras, o Brasil tem sido um exemplo notável de transformação e impacto positivo no campo da saúde.

Ao longo de três décadas, Gates observa um progresso notável: uma redução substancial da mortalidade materna em quase 60% e infantil em 75% superando as tendências globais e elevando a expectativa de vida em quase uma década. Ele ressalta que esses resultados não são frutos do acaso, mas sim o resultado de investimentos estratégicos de longo prazo no sistema de saúde primário do país.

Um dos pontos mais destacados por Gates é o Sistema Único de Saúde (SUS), instituído pela Constituição Federal de 1988. Ele enaltece a natureza integral, universal e gratuita do SUS, evidenciando como as mortes por diferentes causas causaram a diminuição e a qualidade de vida a aumentar, especialmente com o fortalecimento dos serviços de saúde primários, escreveu no artigo Lições de salvamento de vidas do Brasil. No texto, o bilionário ressalta que é “um grande fã do Brasil há algum tempo” e relembra a primeira vez que esteve no País, em 1995, quando a Microsoft ainda estava desenvolvendo as suas operações aqui para lançar o home banking.

O programa de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) também recebeu grande destaque no texto. Bill Gates reconhece o papel vital desses profissionais, que atuam em regiões remotas, alcançando cerca de 160 milhões de pessoas. Ele destaca sua contribuição para a redução da mortalidade infantil e para a propagação da cobertura vacinal em níveis quase universais. O empresário lembra que mais de 286 mil agentes atendem quase dois terços da população oferecendo orientações sobre saúde e higiene, defendendo cuidados preventivos e acompanhando consultas médicas.

Além disso, o bilionário não deixa de elogiar programas como o Bolsa Família, regularizando seu impacto na redução da pobreza no país. Ele relata sua admiração pelas iniciativas da Fundação Gates em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil, especialmente nos esforços de combate à malária, melhoria na produção de vacinas e na utilização de expertise local para questões de saúde em escala global. “Pude aprender sobre essas iniciativas através da parceria da Fundação Gates com o Ministério da Saúde do Brasil – que se concentrou no combate à malária, melhorando a produção de vacinas, aproveitando a capacidade intelectual local para abordar questões de saúde globais e documentando o impacto dos programas sociais e de saúde por meio das ciências de dados. E fiquei realmente impressionado”, disse o fundador da Microsoft.

Mesmo diante dos desafios financeiros e dos cortes de gastos na área da saúde, Gates ressalta que o sistema de saúde brasileiro, apesar de não ser perfeito, é um exemplo poderoso do que acontece quando um país investe estrategicamente no cuidado dos mais vulneráveis. Ele enfatiza os retornos de longo alcance e o impacto transformador que esses investimentos podem ter na vida das pessoas.

O reconhecimento de Bill Gates não apenas enaltece as conquistas do Brasil na área da saúde, mas também destaca a importância de abordagens estratégicas e investimentos de longo prazo no cuidado da população, fornecendo uma inspiração para outros países aprenderem e adaptarem seus sistemas de saúde.

O bilionário destaca que “o sistema de saúde do Brasil não precisa ser perfeito para servir como prova do que acontece quando um país investe estrategicamente no cuidado dos mais vulneráveis: os retornos são muitas vezes de longo alcance e mudam vidas”, pontua.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here