Presidente Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro marcaram presença no culto de inauguração da Universal, Solo Sagrado, em Taguatinga. Foto: Agenda Capital

O bispo Edir Macedo fundador da Igreja Universal, fez oficialmente a abertura do novo Templo que tem capacidade para 5,2 mil pessoas sentadas.

Por Delmo Menezes

BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou neste domingo (31), da inauguração de um novo templo da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), Solo Sagrado, em Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal. A abertura foi marcada por um culto comandado pelo bispo Edir Macedo, líder e fundador da Universal.

Novo Templo da Universal, Solo Sagrado. Foto: Getúlio Romão.

O culto transcorreu em um ambiente de muita reverência sob o comando do Bispo Edir Macedo. Após a abertura, um vídeo foi passado nos telões do novo Templo com a imagem de primeira igreja Universal em Taguatinga, quando era um pequeno barraco de madeira. Segundo a assesoria, acredita-se que cerca de 8 mil pessoas participaram do culto de inauguração do Solo Sagrado dentro da Igreja e em telões que foram colocados na Esplanada ao lado do Templo.

Mais de 8 mil pessoas (dentro e fora da igreja) compareceram no culto de inaguração do Solo Sagrado em Taguatinga-DF.

Além do presidente Bolsonaro, marcaram presença no evento religioso: o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), a primeira-dama Michelle Bolsonaro, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), a pastora Damares Alves, ex-ministra da Mulher, o ministro da Justiça, Anderson Torres, a ministra da Mulher e Direitos Humanos, Cristiane Rodrigues Britto, o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira,  o administrador Regional de Taguatinga, Ezequias Pereira, o empresário Paulo Octávio, o deputado Júlio César, o deputado distrital Martins Machado, além de embaixadores e demais autoridades.

O administrador Regional de Taguatinga, Ezequias Pereira, acompanhado de sua esposa e assessor, compareceram no evento. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

O presidente do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, afirmou que a grandiosidade do templo significa o tamanho da necessidade que a Universal tem de poder ajudar as pessoas. “Nós, da Igreja Universal, temos um trabalho focado em ganhar almas e também, obviamente, ajudar as pessoas de forma social. E o tamanho é para justamente poder acolher o maior número de pessoas possível. Nesta noite, ficou isso demonstrado. E tenho certeza que se demonstrará também ao longo da história desse novo templo que vai ter, com certeza, muitas almas ganhas aqui”, disse.

Novo Templo da Universal, Solo Sagrado. Foto: Getúlio Romão.

Para a ex-ministra Damares Alves, Brasília ganha mais um ponto turístico. “Já vejo pessoas do Brasil inteiro vindo aqui para conhecer e para ser abençoadas. A gente já sente a presença de Deus quando passa na porta. A Igreja Universal tem a marca da transformação. Vem para abençoar o Distrito Federal”, afirmou.

O ex-vice governador do DF, Paulo Octávio, sua esposa Anna Christina Kubitschek e André Kubitschek no culto de inauguração da Universal em Taguatinga-DF. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

O governador do Distrito Federal destacou que o Solo Sagrado é importante, não apenas por sua grandiosidade, mas pelo carinho em receber a população da capital federal. “Nós estamos muito felizes de ver isso acontecer na nossa cidade, no Distrito Federal, e tenho convicção de que se tornará um lugar de peregrinação, onde as famílias vão vir aqui e contemplar um pouco daquilo que Deus tem a oferecer”, declarou Ibaneis.

Novo Templo da Universal, Solo Sagrado. Foto: Getúlio Romão.

O empresário Paulo Octávio afirmou que está feliz e entusiasmado com o novo templo. “Emocionante ver a pregação do Bispo Edir Macedo. Uma obra arquitetônica maravilhosa, digna da Igreja Universal, que os brasilienses recebem com muito entusiasmo, porque aqui vai ser um local de oração, abrigar as pessoas mais necessitadas, salvar vidas, amparar famílias. Fico feliz de ver de perto o Bispo Edir Macedo, que eu tanto respeito e admiro”, disse.

A ministra da Mulher, Direitos Humanos e Família, Cristiane Britto e a advogada Karolyne Guimarães. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

De acordo com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Britto, “foi uma noite muito especial coroada com uma linda mensagem que o Bispo Edir Macedo ministrou”, pontuou.

No culto deste domingo (31/7), o bispo Edir Macedo evitou entrar em assuntos políticos. O presidente Bolsonaro não discursou. Após o fim da cerimônia religiosa, o presidente permaneceu por cerca de duas horas no templo, em espaço reservado com o bispo Macedo, e deixou o local sem dar entrevistas.

O presidente tem nos evangélicos um de seus principais grupos de apoio na sociedade. Ele liderou os votos entre o segmento em 2018. As intenções de voto de Bolsonaro registram crescimento nas últimas pesquisas.

Novo Templo da Universal, Solo Sagrado. Foto: Getúlio Romão.

A Igreja Universal é considerada no meio religioso uma das potências neopentecostais, em todo país. O Republicanos, partido fundado por bispos da Universal, cresce a cada eleição na Câmara e tem atualmente uma bancada de 43 deputados, nem todos são evangélicos.

Templo Solo Sagrado

A construção tem um conceito totalmente inovador com uma arquitetura contemporânea e diferenciada, além dos diversos desafios construtivos como: um estacionamento espiral e contínuo para mais de 600 vagas com profundidade total de dezesseis metros.

No acesso ao novo Templo há um grande hall de linhas orgânicas com mais de dez metros de altura, que são revestidos em peças triangulares de ACM (Aluminum Composite Material) que permite uma visão única a cada passo.

Durante o trajeto de acesso ao Templo percorre-se uma grande esplanada, sob uma marquise metálica suspensa a mais de quatorze metros de altura que conduz a um dos três grandes Átrios de acesso.

Tecnologias como sistema de som invisível, reuso de água, reaproveitamento do calor do ar condicionado para aquecimento da água do batistério, também estão presentes nesta obra.

O sistema elétrico será alimentado por um transformador trifásico e por um grupo gerador que supre 100% das instalações elétricas da edificação, inclusive o sistema de ar condicionado.

A iluminação será totalmente em LED visando, além do rendimento luminoso, o baixo consumo de energia elétrica. As áreas de maior ajuntamento de público, a exemplo do interior da igreja, onde as pessoas poderão assistir aos cultos, serão automatizadas, permitindo‐se, assim, que a iluminação seja acionada de forma racional, de acordo com a ocupação do ambiente e da preferência do palestrante.

Além disso, o novo Templo conta com Heliponto com elevador privativo, espelho d’água, arborização, três andares de garagem subterrânea e vista para o céu, como nos estádios de futebol. 

O novo Templo da Universal terá capacidade para acomodar 5,2 mil pessoas sentadas. A Catedral contará com nove salas da Escola Bíblica Infantil (EBI) que comportará mais de 200 crianças, ainda haverá salas para grupos, estúdios de rádio e TV e área administrativa.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here