“Não se trata de diagnosticar o funcionário, mas sim de considerar que sua baixa performance, por exemplo, pode ser uma questão de saúde mental”, diz Eymi Rocha, psicóloga e consultora de RH

Por Bruna Klingspiegel

Como os gestores podem cuidar da saúde mental dos seus colaboradores? Psicólogos destacam que o papel dos líderes não está no diagnóstico dos transtornos, mas em criar ambientes abertos ao diálogo e que respeitem as singularidades dos profissionais.

“O trabalho da liderança consiste em construir relações onde as pessoas se sintam confortáveis para falar, mesmo se o mal estar e o sofrimento aparecerem”, explica Luckas Reis, especialista em segurança psicológica e head de psicologia da plataforma de terapia on-line Vittude.

Isso inclui entender que o estresse pode ser um fator desencadeante de diversos transtornos e reconhecer quando e como agir para minimizar esses fatores no ambiente de trabalho. Luckas explica que não se trata de encontrar um culpado para os problemas da equipe, mas sim de o líder assumir a corresponsabilidade pelo que é gerado e pelo plano de ação voltado à solução.

Saber observar a equipe

Eymi Rocha, psicóloga e consultora de RH, ressalta que a importância de observar os colaboradores também é fundamental. Não se trata de diagnosticar o funcionário, mas sim de considerar que sua baixa performance, por exemplo, pode ser uma questão de saúde mental ou ele pode estar passando por um momento difícil, que afete temporariamente o desempenho.

“Às vezes, as pessoas são dispensadas por baixo desempenho quando, na verdade, estão enfrentando a depressão, por exemplo.”

Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Com Estadão 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here