Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF.

“De acordo com o coordenador do comitê editorial da revista Parlamento e Cidadania, João Pedro Martins, “o público que pretendemos alcançar é a comunidade acadêmica, os estudiosos em geral, pessoas que se dedicam a vida a estudar temas, afeto a realidade do Distrito Federal”.

Por Delmo Menezes

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) lançou nesta quarta-feira (24/04) a revista “Parlamento e Cidadania” (RPC), uma publicação técnico-científica que visa produzir e disseminar conhecimento sobre o Distrito Federal e o Legislativo local. A iniciativa, idealizada pelo Comitê Editorial da CLDF com o apoio da Terceira-Secretaria da Mesa Diretora da Casa, tem como objetivo principal servir como um canal de comunicação entre a CLDF e a população do DF, além de subsidiar legisladores e executores da lei, e democratizar o acesso ao conhecimento técnico-científico e acadêmico.

Conteúdo e periodicidade

A RPC se concentra na área do direito legislativo, mas também abrange pesquisas em áreas como legislação e processo legislativo, políticas públicas, legística e redação parlamentar, memória do Poder Legislativo e do Distrito Federal, e estudos legislativos. Os artigos publicados na revista devem ser inéditos e abordar a realidade distrital, sendo exigido dos autores a conclusão de pós-graduação lato sensu (especialização). A periodicidade da publicação é anual, com lançamento previsto para o final de cada ano.

Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

Primeiro volume

O primeiro volume já está disponível em formatos físico e digital, e conta com artigos elaborados por consultores legislativos da CLDF. Os estudos abordam temas como a proteção ambiental do Rio Melchior, a gestão de resíduos sólidos e os impactos da poluição plástica, o papel do Legislativo na proteção do Patrimônio Cultural do DF e as dinâmicas do orçamento no Distrito Federal.

Importância da iniciativa

Durante a cerimônia de lançamento, o deputado Martins Machado (Republicanos), terceiro secretário da CLDF, sintetizou a importância da revista em três palavras: contribuição, conhecimento e decisão. Ele destacou a dificuldade de encontrar informações confiáveis sobre o Distrito Federal e ressaltou que a RPC servirá como um canal para a difusão de conhecimento para a sociedade, a Casa Legislativa e todos que desejam se informar sobre ações e temas distritais. O deputado também observou que os conteúdos apresentados pela revista servirão de base para a tomada de decisões sobre assuntos debatidos na CLDF.

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

O presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), elogiou a iniciativa e afirmou que a revista é um exemplo da união entre o político e o técnico para servir à população. Ele ressaltou que a Câmara e, principalmente, a sociedade serão beneficiadas com a publicação, que representa um retorno para a população por tê-los escolhido como representantes. “Esse é um exemplo de quando o político e o técnico se juntam para servir à população. A Câmara vai ganhar com isso, mas sobretudo a sociedade vai ganhar também. Essa é uma das ações em que a Câmara consegue dar retorno para a sociedade por nos escolher como representantes”, elogiou o presidente da casa legislativa, Wellington Luiz (MDB).

De acordo com o coordenador do comitê editorial da revista Parlamento e Cidadania, João Pedro Martins, “o público que pretendemos alcançar é a comunidade acadêmica, os estudiosos em geral, pessoas que se dedicam a vida a estudar temas, afeto a realidade do Distrito Federal, em matéria de legislação e políticas públicas. A revista surgiu devido a identificação de uma lacuna por parte da CLDF. A Casa não dispunha de um periódico dessa natureza. A revista vai circular em formato virtual, para reduzir custos e sustentabilidade. Ele espera que a revista contribua para o debate qualificado sobre temas relevantes para o Distrito Federal e auxilie na construção de políticas públicas mais eficazes.

A versão impressa pode ser retirada na sede da CLDF.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here