Nesta quinta-feira dia 22 de setembro, a Câmara Legislativa do DF realizará uma Audiência Publica para debater o decreto 37.321/2016 do governo de Brasília que trata da reestruturação da Polícia Militar do DF.

Tradicionalmente, o DF é dividido pela PM em quatro grandes áreas – Leste, Oeste, Sul e Metropolitano, que concentram 24 Batalhões espelhados por cada uma das regiões administrativas. O decreto 37.321 cria uma série de comandos que vão reger um determinado grupo de batalhões, além de concentrar a demanda burocrática das unidades. Com isso, os militares ocupados com a papelada vão para as ruas. Os comandos serão ocupados pelos chamados coronéis “full”, último posto de carreira.

Uma das consequências seria que a mudança na estrutura aumentaria o efetivo responsável pela aplicação do policiamento ostensivo, além de passar a ter coronéis na atividade fim, passando à frente de comandos criados para unir unidades especializadas de policiamento.

O deputado Rafael Prudente (PMDB), que vai presidir a Audiência Pública, alerta que apesar das mudanças focarem no aumento do efetivo destacado para o policiamento ostensivo, é preciso ressaltar que as mudanças podem resultar em efeitos colaterais.

“O decreto está prejudicando o trabalho dos policiais, os batalhões foram esvaziados, os comandantes perderam autonomia e a criminalidade está aumentando em todo o Distrito Federal”, disse Rafael Prudente.

O Comandante Geral da Policia Militar e os comandantes de todos os Batalhões, além dos representantes dos Conselhos Regionais de Segurança e líderes comunitários foram convidados e devem participar dos debates.

A Audiência Pública começa às 9:30 horas no Plenário da Câmara Legislativa.

Da Redação com informações da CLDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here