Montagem: Agenda Capital

Por Redação

Em dezembro de 1989, um jovem funcionário da Presidência da República (Palácio do Planalto), em seu retorno para casa, sofreu um grave acidente de carro onde saiu desacordado e bastante lesionado. Em seguida foi atendido pelo glorioso Corpo de Bombeiros e transportado ao Hospital de Base do DF, com graves lesões expostas (rosto, bacia, pé e várias escoriações pelo corpo).

Em dois momentos ocorreram fatos que salvaram a vida desse jovem:

1ª – A competência dos homens do Corpo de Bombeiros do DF. Em uma dessas lesões que ocorreu em sua perna, a fratura exposta do pé somente estava segura pelos ligamentos (o osso totalmente exposto e os músculos dilacerados). No primeiro procedimento de socorro, o bombeiro enrolou com um pano seu pé e a sua perna, e imediatamente o transportou ao hospital. Como a situação era tão grave, teriam que operá-lo imediatamente. Logo foi encaminhado para a sala de cirurgia.  

2º – Para realizar os procedimentos cirúrgicos e amputar sua perna, estavam presentes vários estagiários. Nesse momento por luz divina o rapaz despertou e impediu a amputação. Pediu que chamassem algumas pessoas para autorizarem o procedimento. Sua esposa Ilma Naves chamou seu irmão Zequinha, que era amigo pessoal do DR. JOFRAN FREJAT (na época, Secretário de Saúde do DF), que não permitiu que fosse realizado o procedimento cirúrgico. Frejat entrou em contato com o médico Ortopedista, Dr. FLORY MACHADO (gratidão), e solicitou que se deslocasse para o HBDF e fizesse de tudo para recuperar as lesões do jovem.

Com muita competência, o Dr. Flory recuperou o pé e todos os ferimentos que esse jovem sofrera. O rapaz ficou internado por 7 meses em recuperação no Hospital de Base do DF, e até hoje seus movimentos estão completamente normais.

Com esse fato ocorrido no dia de ontem (morte do Dr. Frejat) e com mais de 30 anos do acontecido, não posso deixar de prestar em público, a minha gratidão a esse homem, sério, honesto, cumpridor de suas promessas, humano e excelente profissional.

Obrigado Jofran Frejat. Se hoje ainda tenho meus movimentos completos, devo primeiramente a Deus e depois a você. Vá em paz e que Deus lhe conserve bem próximo a Ele. Você merece esse lugar. Minha eterna GRATIDÃO!!!

Eugênio Piedade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here