Foto: Reprodução

A iniciativa faz parte de um projeto que visa fomentar a cultura no ambiente da empresa, englobando desde o pequeno produtor até os funcionários da administração.

Por Redação*

A Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) inaugurou neste sábado (10), a Biblioteca Comunitária da Ceasa-DF. A Biblioteca faz parte de um projeto que visa fomentar a cultura no ambiente da empresa, englobando desde o pequeno produtor até os funcionários da administração.

Levando em conta que a média de livros lidos por ano pelo brasileiro é de 2,43 e esse baixo índice reflete uma das mazelas históricas do nosso país, que acaba por causar um empobrecimento nos debates brasileiros, é necessário que haja um incentivo à leitura em todos os âmbitos da sociedade, e como a Ceasa é um espaço com público diversificado, contando com uma parcela alta de pessoas carentes, projetos como esse não incentivam apenas a leitura, mas também uma nova perspectiva de enxergar a vida. Dessa forma, um repertório amplo de leituras que contribuirá para um amadurecimento do senso crítico do cidadão, se dá por ações como a promovida pela Ceasa.

“Um mundo sem literatura se transformaria num mundo sem desejos, sem ideais, sem desobediência, um mundo de autômatos privados daquilo que torna humano um ser humano: a capacidade de sair de si mesmo e de se transformar em outro, em outros, modelados pela argila dos nossos sonhos”, afirmou Mario Vargas Llosa. Dessa forma, a Ceasa-DF, incentivará produtores, carregadores, servidores e até mesmo seus consumidores a se verem de forma reflexiva dentro da nossa sociedade, dando àqueles que não têm acesso, à não só a cultura do nosso país, mas também ao exercício da cidadania.

Foto: Reprodução

Ciranda Cultural 

O projeto funciona como uma ciranda, ou seja, o cidadão pode pegar emprestado um livro e deixar outro, e em seguida retorná-lo à biblioteca. A Biblioteca possui uma vasta diversidade de gêneros, possuindo desde títulos infantis, até títulos consagrados pela literatura brasileira, alcançando todos os públicos.

A sustentabilidade

Todo o projeto da Biblioteca Comunitária, desde o compartilhamento de livros, conhecimento e ideias, até a própria estrutura física, se baseia em princípios sustentáveis. A estante foi feita a partir da reutilização de paletes do Mercado da Ceasa-DF, que seriam jogados fora, assim como a mesa, que é um carretel de fio de alta tensão e os bancos, que foram feitos a partir do aproveitamento da poda das árvores.

Toda a estrutura da Biblioteca foi confeccionada pela equipe de Manutenção e apoio da equipe da Seção de Meio Ambiente da Ceasa-DF.

Projeto “O Leitor Indica”

Também serão aceitas doações. Sabe aquele livro que você gosta bastante e gostaria de compartilhar com outras pessoas? Você pode não só doar o livro para nossa biblioteca, como nos mandar sua avaliação sobre ele, para compartilharmos com o nosso público! As avaliações podem ser mandadas pelo e-mail [email protected] .

Projeto “A Ceasa Indica”

A Ceasa-DF, nos próximos meses também indicará alguns dos títulos, para incentivar determinadas leituras, afinal nossa biblioteca possui diversos títulos imperdíveis de se ler.

Venham visitar o nosso Mercado e aproveitem para passar em nossa biblioteca e pegar algum título de nosso acervo, afinal, como diz Monteiro Lobato, “Um país se faz com homens e livros”.

Para mais informações ligue no (61) 3363-2670.

*Com informações da CEASA-DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here