Amanhecer no Congresso Nacional, em Brasília, em 22 de abril de 2021 — Foto: TV Globo/Reprodução

Mínima foi registrada em Planaltina; máxima pode chegar a 26°C nesta quinta-feira (22). ‘Tendência é de madrugadas mais frias e tardes quentes’, diz meteorologista do Inmet.

Por Redação*

O Distrito Federal registrou, nesta quinta-feira (22), o dia mais frio do ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima chegou a 8,8ºC em Planaltina, no início da manhã, e a 13°C no Plano Piloto.

De acordo com o meteorologista Francisco de Assis, a tendência para os próximos dias é de madrugadas mais frias e tardes quentes.

“Podemos esperar mínimas entre 10°C e 14°C. A máxima pode chegar a 26°C.”

Apesar da manhã ensolarada, há previsão de chuvas isoladas na tarde desta quinta-feira (22). A umidade relativa do ar varia 90% e 40%. “Abril ainda é uma mês de chuvas consideráveis”, afirma Francisco de Assis.

Período de transição

Segundo o meteorologista, o outono no DF é o período de transição entre tempo quente e úmido, característico do verão, para o frio e seco, que ocorre no inverno. A expectativa, de acordo com o Inmet, é de que além das baixas temperaturas, a umidade relativa do ar também diminua.

Nesta semana, a umidade do ar pode chegar a 30%. “No entanto, como ainda não entramos no período de seca, a mínima ainda oscila entre 30% e 50%. Não é aquela situação extrema do inverno”, explica.

Apesar da baixa no índice de umidade, que ocorre nos momentos mais quentes do dia, a máxima deve ficar em torno dos 90%, de acordo com o Inmet. Isso ocorre devido à redução no volume de chuvas.

De acordo com Francisco de Assis, o clima seco, mais próximo do inverno da capital, só deve chegar depois da segunda quinzena de maio. “Ainda há previsão de chuvas isoladas para os próximos dias. No entanto, o volume será bem menor do que o registrado nos últimos meses”, explica.

Com G1/DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here