Por Delmo Menezes
Na noite desta quarta-feira, 21, no auditório lotado do Sindicato dos Médicos do DF, ocorreu a filiação do Dr. Gutemberg Fialho, ao Partido da República (PR). Além dos médicos, profissionais da saúde e convidados, o evento contou com a presença do ex-secretário de saúde do DF e pré-candidato ao governo do DF, Jofran Frejat, dos deputados Laerte Bessa (PR), Raimundo Ribeiro (PPS), do senador Hélio José (PROS) e do presidente da sigla Salvador Bispo.
Na sua fala, o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, agradeceu os presentes, afirmando: “Lanço aqui minha pré-candidatura a deputado distrital pelo Partido da República (PR), que gentilmente me acolheu. Nosso objetivo é resgatar, junto com o Dr. Frejat a saúde de Brasília, assim como desfazer e resgatar o atendimento a Atenção Primária no DF”, explicou o sindicalista.
De acordo com Gutemberg, “trabalhamos para desfazer as Organizações Sociais em parceria com outros sindicatos. A terceirização da saúde só serve para desviar recursos e ser caixa dois para campanha política”.
“Nós como médicos vimos todos os dias o sofrimento das pessoas nas macas espalhadas pelos corredores dos hospitais. Falta insumos, macas, falta manutenção nos equipamentos, etc”, relatou Gutemberg.
No seu discurso, o pré-candidato Jofran Frejat declarou o apoio a candidatura de Gutemberg e afirmou que na sua época, a saúde de Brasília representava posição de destaque no país. “Com o decorrer do tempo as coisas foram sendo abandonadas e nós não reagimos”, afirmou.
“Eu vejo com tristeza o que está acontecendo nos Centros de Saúde. Estão pegando os colegas de várias especialidades e colocando para fazer o trabalho de outros profissionais”, destacou Frejat.
Gutemberg Fialho foi candidato à Câmara Legislativa do DF em 2014 e conquistou a segunda suplência, com 8.858 votos. Hoje, o médico é uma das apostas de renovação para o pleito de outubro de 2018.
Da Redação do Agenda Capital