Detran-DF antecipa ações para combater álcool e direção durante o Pré-carnaval
Por Redação
O clima de folia já tomou conta do Distrito Federal, e, para garantir que a diversão não seja comprometida por imprudências no trânsito, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) decidiu antecipar a Operação Carnaval Seguro. As ações começam neste sábado (15) e seguem até o dia 5 de março, com o objetivo de conscientizar e fiscalizar condutores, pedestres e ciclistas durante o período de festas.
Apesar de o Carnaval 2025 oficialmente ser em março, o Pré-carnaval já está a todo vapor, com blocos de rua animando os brasilienses. Pensando na segurança de todos, o Detran-DF mobilizou suas equipes de Educação para o Trânsito e de Policiamento e Fiscalização para atuar de forma preventiva e repressiva, garantindo um trânsito mais seguro e fluido.
Foco na conscientização e fiscalização
A operação terá como principal foco o combate à direção sob influência de álcool, prática que costuma aumentar durante os festejos carnavalescos. Para isso, serão realizadas 210 ações de policiamento e fiscalização, incluindo blitzes educativas e operações integradas com outras forças de segurança. Além disso, equipes do Detran-DF estarão presentes em shoppings, bares, empresas e vias públicas para orientar sobre os perigos de misturar álcool e direção.
“Durante a folia, o cidadão quer mesmo é se divertir, e isso é muito bom, desde que a pessoa não aja de forma descuidada ou irresponsável, colocando em risco a vida no trânsito”, ressalta o diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka. “O objetivo de nossas ações não é impedir a diversão, mas garantir um tráfego com fluidez e sem sinistros; e, para isso, contamos com a contribuição de cada cidadão, seja ele folião ou não.”
Blitzes educativas e Lei Seca
As equipes de educação do Detran-DF farão blitzes educativas em várias regiões do DF, com exposição de veículos sinistrados em um caminhão Munck e faixas com mensagens como “Se beber, não dirija! Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas serão abordados e receberão material informativo sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas.
“A antecipação das ações educativas é necessária para que os foliões se planejem para se divertir com segurança”, reforça a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Ana Moreira. “Os riscos de dirigir sob efeito de álcool são muito conhecidos. Mesmo assim, há quem se arrisque nessa prática perigosa, por isso nunca é demais recomendar: quem optar por beber, opte por não dirigir, ou faça uso de transporte público, táxi ou transporte por aplicativos.”
Infrações no Radar
Além do combate à embriaguez ao volante, outras infrações também estarão no radar dos agentes, como estacionamento irregular, uso de celular ao volante, falta de preferência ao pedestre na faixa e não uso do cinto de segurança. Para isso, o Detran-DF contará com um efetivo de 180 agentes, 50 viaturas, 15 motocicletas, uma aeronave e oito guinchos.
Novidades desta Edição
Neste ano, a operação traz novidades, como a instalação de cones e barreiras em algumas vias para forçar a redução da velocidade, além de painéis de mensagens em pontos estratégicos. Os agentes também estarão presentes nos blocos carnavalescos para controlar o tráfego e garantir a segurança dos foliões.
“Nosso foco maior será na prevenção, mas, para os condutores que insistirem em dirigir sob influência de álcool, a fiscalização estará a postos para retirá-los das vias antes que tragédias aconteçam”, afirma o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Glauber Peixoto.
Programação Intensa
A operação contará com 30 blitzes, 20 operações de estacionamento irregular, 40 patrulhamentos ostensivos e 120 pontos de demonstração. As equipes estarão de plantão 24 horas por dia, prontas para intervir em situações de irregularidade e garantir que o Carnaval seja sinônimo de alegria e segurança para todos.
Com a Operação Carnaval Seguro, o Detran-DF reforça seu compromisso com a vida e a segurança no trânsito, lembrando que a responsabilidade de cada cidadão é fundamental para um Carnaval sem tragédias.
Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/
Da Redação do Agenda Capital