O ano velho já ficou para trás e 2023 já começou. Você tem uma página inteira em branco para escrever uma nova história em sua vida

Por Delmo Menezes

O que esperar do Ano Novo que se inicia. Geralmente o medo do desconhecido nos faz refletir se o Novo realmente será melhor. Precisamos começar o ano com muita garra, esperanças, para que as coisas comecem a clarear em nossas vidas. Com a chegada de um novo ano, é tempo de renovar as esperanças, de planejar novos objetivos e de agradecer por tudo o que temos na vida.

É comum fazermos muitos planos para o ano que se inicia, como por exemplo, frequentar uma academia, aprender algo novo, mudar o visual, mudar de emprego, encontrar um companheiro, novas amizades, etc. As promessas são infinitas, mas acabam ficando só na imaginação.

Seria melhor pensar em uma ou duas metas, que são realmente importantes para nós, ter objetivos claros e definidos, e realizá-las. Quando pensamos em muitas coisas ao mesmo tempo, acabamos nos confundindo.

Nunca deixe morrer a Fé e a Esperança que existe dentro de você. Não permita que as nuvens escuras façam você duvidar da possibilidade de surgir uma luz para iluminar seu caminho. As dificuldades existem para serem superadas e você é forte o suficiente para encarar os desafios.

Nossas dicas e sugestões para a sua lista de resoluções do Ano Novo.

Cuide melhor de você

Por falar em correria do dia a dia, temos uma pergunta: quantas vezes você deixou a sua saúde mental e física de lado neste ano que passou? Seja para trabalhar mais ou porque a rotina estava muito desorganizada? Infelizmente, é comum negligenciarmos nosso próprio bem-estar.

No entanto, precisamos entender que o autocuidado é fundamental. Inclusive, para que possamos trabalhar melhor, cuidar melhor e viver melhor! Por isso, se alimente bem, durma mais, se exercite, respeite seus limites e dedique ao menos alguns minutos por dia para você mesmo, fazendo o que você gosta!

Aprenda coisas novas

Uma receita, um idioma, uma dança ou um esporte. Aprender coisas novas é super importante para mantermos nosso cérebro ativo, sairmos da zona de conforto, nos divertirmos e nos reinventarmos!

Sempre quis tocar um instrumento ou aprender a nadar? Que tal deixar a vontade de lado e partir para a ação este ano? Você pode se inscrever em alguma aula, fazer um curso on-line ou até mesmo testar uma receita nova junto com seu pequeno ou pequena!

Valorize o que realmente importa

Por mais que a gente sempre tente, valorizar o que realmente importa não é fácil. Em tempos de muito materialismo e superficialidade, saber dar valor aos afetos, momentos e pequenos gestos do nosso cotidiano não é uma tarefa tão simples.

De fato, é preciso estar sempre atento(a) para zelar e valorizar as pessoas que amamos, os momentos especiais com nossos entes e amigos queridos, ou mesmo quando estamos fazendo algo que realmente nos faz feliz.

Diga e mostre o que sente

Muitas vezes, deixamos de dizer o que realmente pensamos ou sentimos, por medo, vergonha ou pressa, por exemplo. Seja algo bom ou ruim, expressar o que sentimos é fundamental para nos relacionarmos melhor com os outros e com nós mesmos.

Então, coloque como uma de suas metas aprender a expressar melhor seus sentimentos. Isto é, dizer o que incomoda e também o que agrada. Falar “eu te amo”, “desculpe”, “sinto sua falta”, “preciso da sua ajuda” e “não faça mais isso”. São coisas tão simples, mas que nos custam dizer! Inclusive, por orgulho ou por não acharmos que isso é importante.

Assim, libere suas emoções e trabalhe sua inteligência emocional. Dessa forma, você também incentiva e ajuda seu pequeno ou pequena a fazer isso também!

Motivação

Uma maneira de se manter motivado é pensar no objetivo, sonhar e visualizar a meta alcançada. Nada o impede de alcançar seus objetivos. Mesmo as pessoas que não gostam do seu emprego conseguem trabalhar normalmente quando pensam em suas metas e objetivos. Enxergam o trabalho como um caminho que os levará ao objetivo final. Isso lhes dá motivação para continuar e sua tarefa se torna mais leve.

O que motiva um rato? Se colocarmos um pedaço de queijo à sua frente, ele correrá incansavelmente até alcançá-lo. O que motiva as crianças? Brinquedos, jogos de vídeo, doces, etc. Se lhe dermos uma tarefa ou missão, certamente a farão com mais vontade e força se receberem um prêmio no final.

Faça uma lista de metas para o ano

Comece 2023, com as coisas bem definidas. Coloque no papel suas metas para cada área e estabeleça prazos e estratégias para cumpri-las. Nas metas, priorize sua saúde e bem-estar. Veja o que você pode fazer neste ano, diariamente, para te beneficiar. 

Viver mais momentos em família!

Definitivamente, o ano que passou não foi um ano fácil, não é mesmo? Por isso, esperamos que o próximo ano seja ainda mais recheado de momentos em família! Seja para ler junto, passear, viajar, cozinhar, brincar, estudar ou mesmo para não fazer nada!

Nos últimos anos aprendemos que estar cercado(a) daqueles que amamos não tem preço. E por mais que a correria, o trabalho, a falta de tempo ou as preocupações diárias ainda não permitam que você esteja tão presente quanto gostaria, desejamos que neste próximo ano você se dedique a transformar cada momento junto dos seus amados em momentos mais do que especiais! 

Que 2023 seja um ano de muitos sonhos e esperanças! Liberte-se da negatividade e “corra atrás” dos seus objetivos.

Nunca se esqueça daquela velha receita receita para alcançar suas metas: fé + motivação + persistência.

Que o próximo ano não seja apenas uma mudança de número, mas também uma possibilidade de valorizarmos ainda mais o que nos faz feliz.

Seja bem-vindo, 2023!

Da Redação do Agenda Capital com texto adaptado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here