Foto: Reprodução

Alguns truques podem facilitar a vida do usuário com ferramentas já utilizadas no celular

Por Redação

Manter-se atualizado sobre os últimos recursos de softwares pode ser daquelas tarefas não tão agradáveis, mas aqui estão algumas ferramentas de atualizações recentes que podem ser úteis – e talvez salvem vidas.

Neste ano, completam-se 15 anos desde que a Apple lançou o primeiro iPhone e, desde então, os smartphones se tornaram os canivetes suíços da tecnologia. Entretanto, com a avalanche de atualizações desde 2007, recursos menos óbvios muitas vezes passam despercebidos no meio de tudo. Veja a seguir algumas ferramentas possivelmente ignoradas e presentes tanto no iOS 15 como no Android 12.

Encontre seu caminho

Aplicativos de mapas fazem parte da caixa de ferramentas moderna de smartphones desde o início, mas o Google e a Apple agora adicionaram a câmera e uma pitada de realidade aumentada à experiência para dar uma ajudinha extra com a orientação no local. (Seus resultados variam de acordo com a localização, no entanto, e esteja preparado para um consumo maior de bateria.)

No Google Maps para Android e iOS, insira seu destino, toque em “Rotas” e selecione “A pé”. Toque no ícone “Live View”, na parte inferior do mapa. O celular pedirá que você aponte a câmera para os edifícios próximos para que o aplicativo possa reconhecer os arredores ao comparar com as imagens do Google Street View. Depois de definidas, suas instruções para chegar até o destino aparecem sobrepostas à visualização da câmera na tela para guiá-lo.

O Apple Maps usa a câmera do iPhone de modo semelhante quando você solicita instruções de rotas a pé em cidades compatíveis com o serviço e toca no ícone AR (realidade aumentada) na tela do mapa. (Para opções de navegação alternativas, a Apple oferece um aplicativo de bússola digital para iOS, e o Google Maps tem uma bússola que aparece na tela quando você inicia sua rota.)

Digitalizar Coisas

Além da função de guia turístico, a câmera do celular pode funcionar como um scanner para documentos e para ler rapidamente QR codes. No iOS, você pode digitalizar um documento ou recibo no app “Notas”. Ao criar uma nova anotação, pressione o ícone da câmera na barra de ferramentas e selecione “Digitalizar documentos”. Você também pode digitalizar e anexar um documento a uma mensagem de e-mail que está escrevendo se tocar no ícone “Digitalizar” na barra de ferramentas do teclado.

O aplicativo Google Drive tem uma ferramenta de digitalização semelhante. Toque no botão “+” e selecione “Digitalizar”. O aplicativo gratuito Google Stack para Android também verifica e organiza arquivos em PDF. O aplicativo de câmera em alguns celulares Samsung consegue detectar um documento e digitalizá-lo quando você direciona o telefone para o papel.

Quanto aos QR codes quadrados e em preto e branco para sites ou sistemas de pagamento eletrônico, basta abrir o aplicativo “Câmera da Apple” ou “Câmera do Google” e apontá-lo para o QR code para digitalizá-lo. Muitos dos celulares da Samsung têm uma opção de scanner de QR que também funciona com o aplicativo da câmera.

Mas há uma ressalva com os QR codes, além das questões de privacidade: fique atento para digitalizar códigos apenas de fontes confiáveis, porque os cibercriminosos recorrem a esse artifício para golpes e para espalhar software mal intencionados.

Consiga ajuda rápido

Quando você precisa de ajuda para uma emergência, seu celular tem atalhos para auxiliá-lo. Em um iPhone 8 ou modelos posteriores, mantenha pressionado o botão do lado direito e um dos botões de volume até ver o controle deslizante “SOS de emergência” na tela e arraste o dedo sobre ele para ligar para o número de emergência local. Caso não consiga fazer isso, mantenha pressionados os botões até que o telefone faça a chamada automaticamente. Nas configurações do “SOS de emergência”, você pode habilitar o celular para fazer uma chamada de emergência ao pressionar o botão lateral cinco vezes.

Alguns telefones com Android têm seus próprios recursos de serviço de emergência. Em celulares com um botão liga/desliga, mantenha pressionado esse botão até aparecer o ícone de emergência na tela e toque nele. Em um telefone sem um botão liga/desliga, tente deslizar o dedo para baixo na tela para acessar as “Configurações Rápidas” do modo de emergência ou deslizar de baixo para cima para acessar o botão de “Chamada de emergência”. O aplicativo gratuito “Emergência pessoal” do Google para Android oferece mais ferramentas para lidar com possíveis situações de emergência, para quem gosta de estar preparado.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

TRADUÇÃO DE ROMINA CÁCIA – Via Estadão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here