Dr. Gutemberg Fialho, presidente do Sindicato dos Médico do DF (SindMédico-DF) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Foto: Agenda Capital

O GDF ao reunir essas pessoas nesses abrigos temporários, está assumindo uma grande responsabilidade.

Por Dr. Gutemberg Fialho*

O governo do Distrito Federal lançou o programa Sua Vida Vale Muito com o objetivo de alocar temporariamente em hotéis parceiros, idosos que vivem em condições inadequadas para o isolamento social. É a parcela da população sob maior risco e necessita de atenção especial.

Ao reunir essas pessoas nesses abrigos temporários, o GDF está assumindo uma grande responsabilidade. O elevado número de casos fatais ocorridos entre pacientes do hospital de idosos Sancta Maggionre, em São Paulo, demonstra que muito cuidado será necessário aos estabelecimentos que forem ocupados por essas pessoas.

Segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal, são mais de 303 mil as pessoas com mais de 60 anos no DF. Mais de 67% deles tem renda média correspondente a R$ 1,295 e mais de 14 mil vivem em residências inadequadas para isolamento social.

De acordo com divulgado a imprensa pelo Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Distrito Federal no início do ano passado, a capital federal tem 16 mil quartos de hotel, com capacidade de abrigar até 24 mil pessoas. Alocados nos hotéis, esses idosos precisarão ser assistidos em suas necessidades e orientados. Não é uma colônia de férias. As barreiras externas não são as únicas necessárias. O contato social deverá continuar sendo restringido internamente.

É importante lembrar que esses idosos vão sair de comunidades e imóveis onde a realidade é completamente diferente de um ambiente de hotel. Nem sempre é simples para uma pessoa de mais idade uma mudança tão drástica e isso tem um peso psicológico e emocional grande.

Habitação e alimentação adequadas e vestuário são o mínimo necessário. Eles deverão receber cuidados de saúde, apoio psicológico, afetivo e orientação. Terão de adequar seus modos de vida a uma rotina diferente, em um local estranho, muito diferente da sua realidade quotidiana, e longe dos seus entes queridos e amigos.

*Dr. Gutemberg Fialho – Médico ginecologista e obstetra, atua em perícias médicas e detém o registro da Ordem dos Advogados do Brasil, com especialização em direito médico. É membro titular da Academia de Medicina de Brasília, presidente do SindMédico-DF e presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Colunista semanal do Agenda Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here