Barragem do Descoberto. Foto: reprodução

Governador decreta situação de emergência pelos próximos seis meses e delega à Adasa a tomada de novas medidas

Por Redação

O governador Rodrigo Rollemberg decretou situação de emergência no Distrito Federal por causa da crise hídrica por 180 dias. Em texto publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (27/11), ele delegou à Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) a responsabilidade em definir medidas de restrições ou de fiscalização.

O GDF publicou o decreto no mesmo dia em que o Inmet anunciou que o volume de chuvas no DF registrado em novembro em novembro ficou acima do esperado. Em 27 dias, choveu 255 milímetros, acima da média de 231mm.

Apenas de sábado para domingo (25 e 26/11), o nível do Descoberto subiu 0,8 ponto percentual, a maior alta em 10 meses. Na tarde de ontem, a barragem registrava 6,4% da capacidade, índice bem abaixo dos 12% previstos para o mês. No sistema Santa Maria, o volume atingiu 21,9%, quase o valor exato da cota estimada para novembro (22%).

Apesar da melhora, há o temor de que falte água na estiagem do próximo ano. GDF e Adasa contam com volume maior de chuvas para garantir o abastecimento em todo o DF nos meses mais secos de 2018.

Na semana passada, a Adasa chegou a anunciar a ampliação do racionamento de água para dois dias caso o volume do Descoberto descesse para abaixo de 5%, mas voltou atrás. A agência espera poder captar parte do volume morto do reservatório.

Da Redação com informações do Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here