Sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em Brasília. Foto: reprodução

Nesta quarta-feira (30), em pleno feriado local no Distrito Federal em comemoração ao dia do evangélico, o Senado vai sabatinar Renato Porto na Comissão de Assuntos Sociais. Ele foi nomeado por Michel Temer e pretende reassumir o mandato de diretor da Anvisa por três anos.

Afilhado político do senador Eunício Oliveira, Porto já ocupou a direção da Anvisa em 2003, também por indicação do padrinho. Eunício tem interesse de indicar o afilhado para o cargo por questões políticas. Uma delas é que possui relações próximas com a indústria farmacêutica.

Só para se ter ideia, a Hypermarcas, uma das gigantes do setor, doou R$ 5 milhões ao senador quando ele disputou o governo do Ceará. Em delação premiada da Lava-Jato, dirigente do laboratório explicou que a quantia foi repassada de forma ilegal, por meio de contratos fictícios.

Nos próximos oito meses ficarão vagos quatro cargos na diretoria da Anvisa. Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado e candidato à presidência da Casa, entrou em campo. Quer a recondução de Renato Alencar Porto, casado com sua sobrinha.

Em nota, “a assessoria de Renato Porto, informa que não é casado  com familiar do senador Eunício Oliveira nem de sua esposa Mônica. É casado com uma amiga de infância de uma das filhas deles”.

Anvisa-indicação diretores2

 

Da Redação com informações O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here