Já com a etapa de nivelamento concluída, pistas receberam a imprimação, técnica que melhora a aderência e evita a infiltração de água. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O Túnel de Taguatinga é uma obra de grande importância para a mobilidade urbana do Distrito Federal e uma das maiores obras viárias do país

Por Redação

Considerado a maior obra viária em execução no Distrito Federal atualmente, o Túnel de Taguatinga entre na final final de conclusão. Mais de 137 mil motoristas que transitam diariamente pela área serão beneficiados. O investimento na construção do complexo viário é de R$ 275 milhões.

As duas pistas que ligam o Túnel de Taguatinga à Avenida Elmo Serejo já podem ser asfaltadas. Cada uma delas tem aproximadamente 120 m de extensão. Enquanto uma dá acesso ao complexo viário para quem segue rumo à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), a outra permite sair da passagem subterrânea em direção a Ceilândia. Após a pavimentação, as vias receberão meios-fios e sinalização horizontal.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O engenheiro civil José Alfredo Aguiar conta que o asfaltamento das pistas vai consumir cerca de 1.100 toneladas de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). “As seis faixas de rolamento receberão três camadas de asfalto com 5 cm de espessura, espalhado e compactado a uma temperatura de 145º”, detalha. Entre uma aplicação e outra, um banho de ligação com emulsão asfáltica vai garantir uma aderência de qualidade.

A construção das duas vias começou no final do ano passado, com a escavação da área. No início deste mês, a sub-base das pistas foi feita com uma grossa camada de rachão, nome dado às grandes pedras provenientes da reciclagem de insumos construtivos. “Usamos cerca de 1,5 toneladas do material”, calcula José Alfredo. “Por cima, espalhamos 300 toneladas de pó de pedra para fazer o nivelamento”.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O processo de pavimentação das pistas passou também pela execução da base, com a aplicação de duas camadas de brita graduada simples (BGS). Por fim, antes que recebam o asfalto, as vias foram imprimadas. A técnica melhora a aderência e preenche os espaços vazios da base, evitando a infiltração de água.

A construção das duas vias começou no final do ano passado, com a escavação da área. No início deste mês, a sub-base das pistas foi feita com uma grossa camada de rachão, nome dado às grandes pedras provenientes da reciclagem de insumos construtivos. “Usamos cerca de 1,5 toneladas do material”, calcula José Alfredo. “Por cima, espalhamos 300 toneladas de pó de pedra para fazer o nivelamento”.

O processo de pavimentação das pistas passou também pela execução da base, com a aplicação de duas camadas de brita graduada simples (BGS). Por fim, antes que recebam o asfalto, as vias foram imprimadas. A técnica melhora a aderência e preenche os espaços vazios da base, evitando a infiltração de água.

O Túnel de Taguatinga é uma obra de grande importância para a mobilidade urbana do Distrito Federal, uma vez que ajuda a reduzir o tempo de deslocamento e melhorar o fluxo de veículos na região. Além disso, ele também contribui para a segurança viária, pois reduz os riscos de acidentes causados por congestionamentos e aumenta a fluidez do trânsito.

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Da Redação do Agenda Capital e Ag. Bsa

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