Presidente ucraniano Zelensky disse neste domingo (20), em uma entrevista à CNN, que está pronto para negociar com o presidente russo, Vladimir Putin — mas advertiu que, se qualquer tentativa de negociação falhar, isso pode significar “uma terceira Guerra Mundial”.

Por Reuters 

PRAGA, 20 Mar (Reuters) – O sistema de defesa aérea Patriot começou a chegar à Eslováquia vindo de países parceiros da Otan e a implantação continuará nos próximos dias, disse o ministro da Defesa da Eslováquia neste domingo.

O sistema será operado por tropas alemãs e holandesas e será inicialmente implantado no aeroporto Sliac, no centro da Eslováquia, para ajudar a reforçar a defesa do flanco leste da OTAN.

A invasão da Ucrânia pela Rússia levou a aliança a reforçar suas defesas.

O sistema Patriot fará parte de um novo grupo de batalha da OTAN na Eslováquia, vizinha da Ucrânia.

“Estou feliz em confirmar que as primeiras unidades encarregadas de implantar o sistema de defesa aérea Patriot estão chegando gradualmente à Eslováquia”, disse o ministro da Defesa, Jaroslav Nad, no Facebook.

Nad disse que o sistema Patriot será um complemento e não um substituto do sistema S-300 da era soviética que a Eslováquia opera.

“Temporariamente, o sistema será implantado na base da força aérea Sliac, outras áreas de implantação estão sendo consultadas… para que o guarda-chuva de segurança cubra a maior parte possível do território eslovaco”, disse Nad.

O ministro disse na semana passada que a Eslováquia está disposta a dar o S-300 à Ucrânia se e quando receber um substituto adequado.

Ele reiterou no domingo que a Eslováquia estava procurando seu próprio substituto do S-300 devido à sua idade, capacidades e dependência da Rússia.

A Rússia alertou contra quaisquer remessas de defesas aéreas avançadas para a Ucrânia e alertou que pode ter como alvo suprimentos de armas ocidentais.

Zelensky diz que falha em negociações com Putin pode causar “terceira Guerra Mundial”

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse neste domingo (20), em uma entrevista exclusiva à CNN, que está pronto para negociar com o presidente russo, Vladimir Putin — mas advertiu que, se qualquer tentativa de negociação falhar, isso pode significar “uma terceira Guerra Mundial”.

As declarações foram feitas em meio a mais ataques russos a alvos ucranianos. De acordo com um comunicado divulgado no Telegram pelo conselho da cidade de Mariupol, na Ucrânia, uma escola de arte que estava sendo usada como abrigo foi bombardeada por forças russas também neste domingo. Cerca de 400 pessoas estavam abrigadas no prédio que foi destruído no ataque, disse o conselho. Ainda não há informações precisas sobre o número de vítimas, mas autoridades da região afirmam que pessoas estão presas sob os escombros.

Com informações da Reuters 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here