A Holanda é um alvo atraente porque há muitas organizações internacionais no país, como o Tribunal Penal Internacional, e tecnologia de alta qualidade, como tecnologia de chip.

Por Redação 

Países como Rússia e China ameaçam cada vez mais a segurança da Holanda. Isso é em grande parte o resultado de desenvolvimentos internacionais, como a guerra na Ucrânia, dizem os serviços de segurança holandeses AIVD e MIVD e o Coordenador Nacional de Segurança e Contraterrorismo.

Em um relatório sobre a ameaça representada por outros países, os três serviços qualificaram a Holanda de “um alvo atraente para atividades de espionagem”.

Isso se deve em parte à presença de “tubos de energia físicos subterrâneos”, “infraestrutura digital altamente desenvolvida” e “conhecimento de alta qualidade de empresas e instituições” na Holanda.

De acordo com o relatório, a Holanda é cada vez mais confrontada com ameaças à segurança econômica. “Processos vitais são vulneráveis, vimos isso em outros lugares da Europa recentemente”, diz Pieter-Jaap Aalbersberg, da NCTV. “Não devemos subestimar esta ameaça.” No final de setembro, os gasodutos Nord Stream 1 e 2 no Mar Báltico foram sabotados .

Ameaça e parceiro valioso

As ameaças são muitas vezes dirigidas contra as empresas, porque é nelas que se encontra “a melhor tecnologia”. “Então eles acabam rapidamente com empresas de conhecimento de alta qualidade na Holanda”, descreve o diretor da AIVD, Erik Akerboom. “Empresas menores são particularmente vulneráveis.”

De acordo com o relatório, a China representa a maior ameaça à segurança do conhecimento holandês. A China, que os serviços dizem ser um parceiro importante e valioso em muitas áreas, usa métodos legais e ilegais para obter tecnologia. “O roubo e o vazamento de conhecimento acarretam o risco de uso indesejado para fins militares e concorrência desleal.”

Willemijn Aerdts, pesquisador de serviços de inteligência, explica por que a ameaça na Holanda continua alta.

“Você vê que países como a China e a Rússia estão constantemente encontrando novas maneiras de obter informações da Holanda e se tornar mais inteligentes nisso. A Holanda é um alvo atraente porque há muitas organizações internacionais aqui, como o Tribunal Penal Internacional, e nós temos tecnologia de alta qualidade, como tecnologia de chip.

Aproveita-se com gratidão o fato de sermos um país aberto, por exemplo, à China, o que permite aos alunos adquirir conhecimentos em universidades técnicas. Não somos ingênuos quanto a isso, mas também não podemos evitá-lo completamente. Os serviços de inteligência e segurança têm recursos limitados para lidar com isso. Eles podem detectar operações e planejar espiões, alertando as empresas sobre os perigos. Mas não é possível, e certamente não é desejável em uma democracia aberta, fechar o país ou grampeá-lo em larga escala.”

Os serviços também alertam que a interferência de outros países ainda representa uma ameaça à estabilidade social e política da Holanda. O dedo está apontando principalmente para a Rússia. Como exemplo, menciona-se que a Rússia usa a dependência da Europa do gás para atingir os países economicamente e causar agitação social.

Roteadores hackeados

Segundo o relatório, a guerra na Ucrânia é “um ponto de inflexão no relacionamento já ruim entre a Rússia e a Holanda e os aliados holandeses”. O diretor do MIVD, Jan Swillens, aponta que o serviço de inteligência militar russo GRU invadiu roteadores holandeses de particulares e pequenas e médias empresas no ano passado.

Esses roteadores (dispositivos para conectar computadores entre si) podem ser usados ​​para realizar ataques cibernéticos contra a Holanda ou aliados. Segundo Swillens, o GRU da Holanda também está envolvido na compra de tecnologia que pode ser usada em armas e na criação de empresas de fachada para driblar sanções e restrições comerciais. Dezessete espiões russos foram expulsos do país no início deste ano.

Em resposta ao relatório, o governo diz que é preciso intensificar a abordagem às ameaças de outros países. “à luz do clima geopolítico mais sinistro e instável.”

Com informações do site NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here