Para a chefe do Banco de Leite do HRSM, Maria Helena Santos Farias, a dedicação da equipe reflete na qualidade do atendimento e acolhimento às mães

Por Alexandra Lucas

“Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho” foi a frase que marcou o mês de maio. Em alusão ao Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano, celebrado em 19 de maio, a equipe de Banco de leite do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) decidiu elaborar um encontro especial no auditório do Hospital na tarde do dia 26 de maio para as mães doadoras.

A Festa das Doadoras do Banco de Leite foi prestigiada por várias mães, 50 ao todo, que aproveitaram para levar a família. Durante o encontro, foi convidada para dar depoimento sobre a importância da doação, a psicóloga de 37 anos, Franciele Aires e teve palestra da pediatra do Banco de Leite do HRSM, Lorena Oliveira que conversou com as mães sobre a proteção da produção, os benefícios do aleitamento e o retorno ao trabalho.

Aires foi convidada para dar depoimento às mães presentes sobre o impacto da doação para a vida de outros recém-nascidos, sua experiência foi marcada depois de ser assistida pela equipe do Banco de Leite do Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

Para ela, o aleitamento é um processo sublime para a mulher e vê a amamentação como um ato de amor. “Além de psicóloga, eu sou mãe. Foi por meio das orientações da equipe do HRT que eu pude continuar o meu processo de amamentação com o meu filho”, destacou. “A minha expectativa como convidada é trocar informações com essas mães, de forma que, eu me enriqueça enquanto mãe no meu processo materno”, explicou.

O processo de doação de leite também conta com a participação de outros componentes cruciais para fazer o sonho se tornar realidade. Entre eles, está o Corpo de Bombeiros, responsável por realizar a coleta domiciliar.

Uma das convidadas para prestigiar o encontro foi a 1º Sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Cleide Maria Nóbrega da Silva que expressou seu sentimento de ir até as residências realizar a coleta. “É uma troca maravilhosa porque é uma troca de vida mesmo. Elas estão doando o que elas têm de mais precioso da maternidade que é o leitinho”, destacou. “Eu sou praticamente o elo entre deixar esse material e trazer esse material para os bebês, me orgulho desse serviço que estou há 12 anos. As minhas expectativas para esse evento são as melhores”, complementou.

Para a chefe do Banco de Leite do HRSM, Maria Helena Santos Farias, a dedicação da equipe reflete na qualidade do atendimento e acolhimento às mães. “Se temos uma equipe próspera e doadoras parceiras é o reflexo da da nossa equipe”, disse. Por fim, só teceu elogios ao serviço do Banco de Leite do Hospital e às mães que se dedicaram para estar presentes. “Nossa equipe se empenhou muito para ter os lanches, os brindes com a decoração e todo o hospital nos ajudou”, finalizou.

De janeiro a abril deste ano, o Banco de Leite do HRSM registrou uma média mensal de 2.575 atendimentos e coletou 893 litros, impactando a vida de 262 recém-nascidos. Os atendimentos do banco de leite do HRSM são realizados diariamente e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e nos sábados e domingos, das 7h às 13h.

Para doar, a mãe ou familiar pode entrar em contato por meio do número 160, opção 4, ou fazer o cadastro no site Amamenta Brasília. A orientação para doação é armazenar o leite em frasco de vidro com tampa de plástico.

Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Com informações do IgesDF 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here