Francisco Araújo, ex-secretário de saúde do DF. Foto: Reprodução

Francisco Araújo terá que explicar a compra de Kits de testes rápidos e outros itens enquanto Secretário de Saúde e sua passagem pelo Iges-DF.

Por Redação 

A CPI da Covid marcou para a próxima terça-feira (17/08) o depoimento do ex-secretário de Saúde do DF Francisco Araújo Júnior.

O depoimento de Francisco Araújo é um dos mais aguardados na CPI da Pandemia. O senador do DF, Izalci Lucas, foi um dos senadores que compõem a CPI que solicitou urgência na convocação do ex-secretário de Saúde do DF.

Francisco Araújo é demais integrantes da cúpula da Secretaria de Saúde foram alvo da Operação Falso Negativo, deflagrada pelos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em investigação sobre a compra de testes para covid-19 de baixa qualidade e a preços superfaturados.

Ele chegou a ser denunciado ao Tribunal de Justiça do DF, mas a Operação Falso Negativo foi remetida à Justiça Federal por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob o entendimento de que a matéria envolve interesse da União, já que a compra de kits de testes ocorreu em parte com recursos federais. 

Entre as empresas investigadas pelo Gaeco está a Precisa, contratada para fornecer testes de covid-19, a mesma que tem sido alvo da CPI da Covid por envolvimento na operação de compra da vacina indiana Covaxin.

A convocação de Francisco Araújo ocorreu a pedido do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), adversário político do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Com CB e Agenda Capital 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here