O vice-presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro Raimundo Carreiro, recebeu na manhã desta terça-feira (29), o blog Agenda Capital para esclarecer matéria jornalística veiculada pelo jornal ESTADÃO, tendo como título “Lobão e Raimundo Carreiro receberam propina de Angra 3, diz delator”.

Segundo a reportagem, o diretor de energia da Camargo Corrêa, Luiz Carlos Martins, um dos Delatores da Operação Lava jato afirmou que o senador Edison Lobão (PMDB-MA) e o Ministro Raimundo Carreiro, do Tribunal de Contas da União (TCU), “receberam propina decorrentes das contratações da usina de Angra 3”. A reportagem cita ainda que em depoimento à força-tarefa da Operação Lava Jato, o empreiteiro “narrou detalhadamente a existência de práticas ilícitas”.

Segundo Carreiro, não obstante, tendo em vista a gravidade da afirmação contida no lide da reportagem, a registrar de forma assertiva, “busquei conhecer o teor exato do mencionado depoimento a partir da degravação do respectivo áudio”. Carreiro afirma que do texto degravado, extrai-se que o “Delator” afirmou apenas que em “discussões tomou conhecimento” de três promessas de vantagens, e mais adiante, cita que ignorava qual seria o interesse de “fazer pagamento ao TCU” e que não participou dessa fase do processo”. A reportagem afirma que “receberam propina decorrentes das contratações da usina de Angra 3”. São contextos totalmente diferentes, diz o Ministro.

Na petição nº 5.919/DF, que tem como relator o Ministro Teori Zavascki do Supremo Tribunal Federal, descreve que, “de fato, é possível verificar que a situação fática narrada nestes autos já é objeto de análise no inquérito 4.075, instaurado para apurar suposto recebimento de vantagem indevida, com envolvimento, em tese, do Ministro do TCU Raimundo Carreiro Silva”. A reportagem publicada no referido jornal, segundo Carreiro, foi “requentada de forma sensacionalista”, no intuito de confundir a opinião pública e denegrir a sua imagem.

Nos esclarecimentos prestados ao delegado de Polícia Federal, Felipe Alcântara de Barros Leal, no dia 23 de março de 2016, (RE 0060/2015-1/Inq 4075 – PDF/MJ – GINQ/STF/DICOR/DPF), no qual o blog Agenda Capital teve acesso, Raimundo Carreiro cita que a reportagem baseou-se na “interpretação dos jornalistas sobre o depoimento prestado em procedimento de colaboração premiada pelo Diretor de energia da empresa Camargo Corrêa, Luiz Carlos Martins, no âmbito da operação Lava Jato”.

O Ministro afirmou que nunca recebeu vantagens indevidas de quem quer que seja, para decidir sobre processo que tratou da fiscalização na Usina de Angra 3 ou sobre qualquer outro processo. Carreiro afirma ainda, que já prestou esclarecimentos a Polícia Federal em 26 de outubro de 2015, e que de forma antecipada colocou a disposição das autoridades, a quebra de seus sigilos fiscal, bancário e telemático, para comprovar a total falta de qualquer fundamento de denúncias que envolvam seu nome.

Perguntado pela nossa reportagem se conhece ou esteve com o delator Luiz Carlos Martins, o Ministro Raimundo Carreiro, acrescentou que nunca esteve com esse cidadão, e diz ter tomado conhecimento de sua existência apenas através da referida reportagem. Reitera sua disposição de colaborar com as autoridades para o esclarecimento da verdade, concluiu.

Da Redação do Agenda Capital

1 COMENTÁRIO

  1. ESSE PESSOAL DO PT, NÃO SABE MAIS PRA ONDE APELAR, AQUELES QUE NAO COMUNGAM DAS IDEIAS E DAS FALCATRUAS, QUE ELES E SÓ ELES SABEM E GOSTAM DE FAZER, FICAM TENTANDO INCRIMINAR PESSOAS INTEGRAS QUE SEMPRE LAVARAM UMA VIDA DECENTE E ACIMA DA CONDUTA DELES. POR ESSE CIDADÃO DR.RAIMUNDO CARREIRO DA SILVA, NASCIDO NO POVOADO CANTO GRANDE, NO MUNICIPIO DE SAO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS-MA. TEVE FORMAÇÃO DE GENTE DECENTE E A SUA VIDA SEMPRE FOI PAUTADA DE SERIEDADE, O UNICO PROBLEMA E QUE COMO DIZ O DITADO POPULAR,(QUEM SE JUNTA AOS PORCOS FARELOS TEM QUE COMER) ESSA LAIA COMO LOBAO SARNEY E OUTROS POLITICOS MARANHENSES E QUE NAO PRESTAM. PRONTO FALEI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here