Foto: Agenda Capital

Por Delmo Menezes

O pré-candidato ao governo do Distrito Federal Jofran Frejat (PR), se reuniu nesta quinta-feira (15), com um grupo de profissionais da saúde e outros segmentos, para discutir e apresentar proposta do plano de governo, principalmente na área da saúde. De acordo com informações que o Agenda Capital teve acesso, esse grupo o acompanha há vários anos, sendo de estreita confiança do ex-secretário de saúde.

Na reunião participaram o diretor nacional de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Renato Teixeira; prefeito e médico de Planaltina de Goiás, Dr. David Lima; médico e suplente de deputado, Marcus Costa; presidente interino do Clube da Saúde e diretor do SindEnfermeiro, Márcio da Mata; secretário de saúde de Valparaíso de Goiás, Leonardo Esteves; subtenente do CBMDF, Wagner Ofred; médico e ex-diretor do hospital de Santa Maria, Humberto Costa; enfermeiro e advogado da Secretaria de Saúde, Agenor Dias Pereira, além do pré-candidato ao governo do DF, Jofran Frejat.

Segundo informações de um integrante desse grupo, “todos os segmentos ligados a saúde serão ouvidos, e as decisões tomadas para que o DF volte a ser considerado um modelo em saúde pública para o Brasil como na época de Frejat, serão avaliadas”. De acordo com esse profissional, “para isso acontecer,  não há outra alternativa senão escutar quem entende de prática de atendimento ao usuário, que é o servidor da saúde e os pacientes”, destacou.

Foto: Agenda Capital

De acordo com um dos participantes ouvidos pelo Agenda Capital, um dos temas relevantes sugerido pelo grupo para gestão da saúde, será a forma de financiamento e políticas específicas para o trabalhador.

Segundo um especialista em vigilância sanitária que participou do encontro, uma das propostas que poderá fazer parte do plano de governo, é transformar o Laboratório Central de Brasília (LACEN), em uma Fundação Pública, para que seja autossuficiente tornando-se referência no controle de qualidade no sistema nacional de vigilância em saúde.

No encontro com profissionais da saúde, Frejat afirmou que já tem uma destinação para o Centro Administrativo do Distrito Federal (CENTRAD), sem contudo explicitar a solução para o impasse que já vai para o quarto ano. Para o pré-candidato, “Se existe um embaraço, temos que buscar uma solução e não deixar um complexo daquela natureza, ser simplesmente descartado. Temos que chamar as partes, ouvir a população e tomarmos uma decisão final”, disse.

No final do encontro, Frejat afirmou que ainda é pré-candidato ao GDF, e só após cumprir todos os requisitos estabelecidos pela justiça eleitoral, é que apresentará o seu plano de governo, conforme determina a lei.

Da Redação do Agenda Capital

1 COMENTÁRIO

  1. Sugiro ele incluir alguém de Tecnologia da Informação pois hoje em dia a boa prestacão de serviços de saúde dependem de informações fidedignas e na ponta dos dedos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here