Dia do Rei na Holanda.

Tradicional festa é comemorada todo ano na Holanda no dia 27/04, dia do aniversário do monarca.

Por Delmo Menezes

Amsterdam, 27 de abril de 2024 – As cores vibrantes da laranja dominaram a Holanda neste sábado (27/4), durante a celebração do Dia do Rei (Koningsdag), feriado nacional que marca o nascimento do Rei Willem-Alexander. Mais de 1 milhão de pessoas tomaram as ruas de Amsterdam, a principal cidade do país, para participar da grandiosa festa que transformou a cidade em um mar de alegria e energia contagiante.

Perto da estação central de Amsterdam, cerca de trinta manifestantes pró-palestinos sentaram-se numa passadeira durante duas horas. Houve uma breve discussão com pessoas que queriam passar. Os ativistas partiram por conta própria.

Como todos os anos no Dia do Rei, o famoso bairro do Jordaan, um dos mais charmosos de Amsterdam, estava bastante movimentado. Enquanto um grupo de meninas na Tweede Egelantiersdwarsstraat termina sua segunda garrafa de Aperol, um morador local tenta convencer os transeuntes a pegar uma sacola, que é uma tradição no “King’s Day”.

Centro de Amaterdam lotado para comemorar o Dia do Rei na Holanda. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

A algumas ruas de distância, as pessoas folheiam prateleiras cheias de casacos, bolsas e outras peças de roupa de segunda mão. 

O Dia do Rei é, sem dúvida, o feriado mais importante da Holanda, e a empolgação era palpável em cada canto do país. Desde as primeiras horas da manhã, as ruas se encheram de pessoas vestidas de laranja, a cor da realeza holandesa. Famílias, amigos e turistas se uniram para celebrar a data em um ambiente de pura descontração e confraternização.

Em Amsterdam, o epicentro da festa foi, sem dúvidas, o centro da cidade. Os canais, normalmente tranquilos, se transformaram em um palco vibrante, com centenas de barcos enfeitados com bandeirinhas e luzes navegando em meio à multidão. Palcos foram montados em diversos pontos, com música ao vivo para todos os gostos, desde pop e rock até música tradicional holandesa.

Jovens se reúnem nos bares na principais cidades holandesas para comemorar o Dia do Rei. Reprodução.

Mas o Dia do Rei não se resume apenas à música e à festa nas ruas. As cidades holandesas também são tomadas por ‘mercados de pulgas‘, que é uma grande feira livre que acontece uma vez por mês e é capaz de reunir um número de quinquilharia pra ninguém botar defeito. Exposição, venda ou troca de produtos, como moedas, cédulas, louças, pratarias, livros, vinil, dentre outros ao ar livre. Lá possível encontrar de tudo, desde roupas e acessórios até antiguidades e obras de arte. Para as crianças, há parques de diversões e atividades especiais, garantindo a diversão para toda a família.

https://youtu.be/j-r0OdmYDx8

O Dia do Rei na Holanda é mais do que um simples feriado; é uma celebração da cultura, da história e da união do povo holandês. É um dia para se divertir, para esquecer da rotina e para celebrar a vida em um ambiente de alegria e positividade. Se você tiver a oportunidade de presenciar essa festa contagiante, não perca! Você certamente não se arrependerá.

Os canais de Amsterdam ficam lotados de pequenas embarcações para comemorar o Dia do Rei. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

Os habituais tapetes cheios de utensílios domésticos ocasionalmente tinham que ser colocados sob uma lona, ​​mas a chuva não intimidou a maioria das pessoas. A embaixadora americana em Haia refletiu sobre a tradição holandesa do mercado de pulgas em um vídeo no qual desejou aos holandeses um bom Dia do Rei.

O Rei da Holanda Willem Alexander, ao lado da esposa e filhas.

Rei Willem-Alexander 

O Rei da Holanda, Willem Alexander, comemorou do “King’s Day” na pequena cidade de Emmme, de 60 mil habitantes que fica no sul da província de Drenthe. “Estou grato por poder celebrar o Dia do Rei em Emmen este ano. É uma cidade muito forte onde se quer viver, onde tudo acontece” ,  disse o rei no seu discurso de agradecimento ao público.  

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here