Foto: reprodução

Por Dr. Cid Carvalhaes*

Professor, Mestre, Educador, Balizador de comportamentos, Auxiliar na sedimentação da personalidade e Difusor de conhecimentos. 

Saudades dos bancos escolares. Estive nos 02 lados, como é fácil ser aluno e árdua a tarefa de ensinar. Rememoro, sim, meus tempos de escola primária e ginasial, hoje ensino fundamental, científico ou técnico, atualmente  2° grau, os corredores aconchegantes da Faculdade de Medicina da UFMG – FMUFMG – salas de aulas, laboratórios, ambulatórios, hospitais, procedimentos clínicos, de urgência, cirúrgicos  e, independente da hora ou tarefa ali estava o Professor à disposição do aluno, à nossa disposição, desprendido, abnegado, orientador, disposto a moldar novos Médicos. 

Formação em Neurocirurgia, 1° Hospital Distrital de Brasília – 1° HDB -, hoje  Hospital de Base do DF, preceptores relevantes. Anos depois, volto aos bancos escolares, na Faculdade de Direito da UNIFMU – São Paulo -,  mais vivido, ávido por agregar conhecimentos, salas de aula, estágios, e o filme se reprisava em relação a presença de Professores com disposição idêntica aqueles do 1° e 2° graus e da FMUFMG e da Residência Médica. Devo-lhes, imensurável dívida. São eternos credores. 

Nossa realidade atual, escolas sucateadas, carentes, limitadas em instrumental, aparelhagem, insumos, tanto no segmento público, quanto privado. O ensino se transformou em verdadeiro comércio. Muitos e muitos empresários inescrupulosos exploram tudo e todos ofertando ensino parco, insuficiente, de fato, claudicante. Mesmo com este panorama desfavorável os abnegados professores,  verdadeiros mestres, sacrificados em tudo,  agredidos, desrespeitados, pessimamente remunerados exercem seus misteres de forma brilhante. 

Ser professor não é mera profissão, é dedicação, carinho, desprendimento, devoção, convicção, mas, acima de tudo, VOCAÇÃO. Caríssimos MESTRES, devidas homenagens e profundos agradecimentos.

*Dr. Cid Célio Jayme Carvalhaes – Médico neurocirurgião e advogado. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Presidente do Conselho Deliberativo da SBN, Presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e Presidente da Federação Nacional dos Médicos. Especialista no Direito Médico e da Saúde e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito da Escola Paulista de Direito. É Colunista do Agenda Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here