Hospitais de Taiwan assumem compromisso para erradicar mortes evitáveis de pacientes

Por Redação

A Patient Safety Movement Foundation (PSMF) e o Taiwan Patient Safety Culture Club (TPSCC) anunciaram hoje que quatro hospitais e uma organização de saúde assumiram um compromisso público para ajudar a acabar com lesões e mortes evitáveis de pacientes em hospitais implementando as Soluções Acionáveis para a Segurança do Paciente (Actionable Patient Safety Solutions, APSS) da PSMF. Os compromissos foram firmados no 3.º Encontro Anual de Segurança do Paciente, realizado em 27 de abril de 2019 pelo TPSCC em Taichung, Taiwan. O evento contou com a presença de mais de 130 médicos, administradores de hospitais e defensores de pacientes. Fundado em 2012 pelo Dr. Chan Liao, o TPSCC é único grupo sem fins lucrativos de Taiwan que atua na defesa da segurança de pacientes.

“Ficamos muito entusiasmados e incentivamos que essasorganizações de saúde coloquem a segurança dos pacientes acima de tudo”, declarou o Dr. David Mayer, diretor executivo da Patient Safety Movement Foundation. “Em apenas dois anos, esses dedicados médicos e administradores de 38 organizações implementaram soluções que já salvaram 1.631 vidas humanas. Esperamos trabalhar em estreita colaboração com suas equipes e que todo hospital de Taiwan implemente cada APSS até 2020.”

“Estamos atuando para unificar o ecossistema de atendimentoàsaúde em Taiwan e temos o compromisso de ajudar nossos hospitais e acabarem com as mortes evitáveis de pacientes com a implementação das APSS fundamentadas em evidências”, afirmou o Dr. Chan Liao, fundador e presidente do Taiwan Patient Safety Culture Club. “Participei da Cúpula Mundial Anual de Tecnologia, Ciência e Segurança do Paciente em 2017 e fiquei tão inspirado que desejo replicar esses esforços em Taiwan. Eu me tornei o presidente regional para Taiwan e sinto um grande orgulho das organizações que se uniram a nós com um compromisso público. Acabamos de anunciar o lançamento do aplicativo PatientAider em chinês tradicional. Acreditamos que ele capacitará os pacientes de Taiwan para assumirem um papel mais ativo em seu tratamento. Somos muito agradecidosàPatient Safety Movement Foundation por sua inspiração e forte apoio. Não tenho dúvida de que, juntos, erradicaremos as lesões e mortes evitáveis de pacientes em nossos hospitais.”

O Dr. Chan Liao apresentou o compromisso de sua organização na Cúpula Mundial Anual de Tecnologia, Ciência e Segurança do Paciente. Link para a apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=pgz-SUFbKmQ

Muitas mortes nos hospitais podem ser evitadas.

O TPSCC informou que o aplicativo móvel PatientAider® do Patient Safety Movement já está disponível em chinês tradicional para usuários de dispositivos iPhone e Android. Esse feito ocorreu graças a uma colaboração com uma solução chamada Contentful. O PatientAider foi desenvolvido para eliminar jargões médicos confusos e explicar de maneira simples termos, protocolos e riscos médicos que os pacientes podem encontrar em hospitais. O aplicativo será uma valiosa fonte de informações médicas e busca ajudar os pacientes e seus familiares a compreenderem melhor seu tratamento hospitalar.

O Dr. Steven Barker, membro do conselho de diretores da PSMF, apresentou aos participantes a missão do Patient Safety Movement, suas metas e estratégias. Ele também realizou uma explicação detalhada sobre a APSS chamada Comunicação de registros. De acordo com a comissão conjunta, registros de tratamento de pacientes transmitidos de forma ineficaz entre prestadores ou equipes de saúde são um dos fatores individuais que mais causam mortes evitáveis em pacientes. A PSMF desenvolveu uma nova abordagem para a comunicação de registros de pacientes utilizando uma lista de verificação específica e detalhada para cada um dos 18 tipos de comunicação identificados.

Estiveram entre os oradores do encontro:

Brandyn Lau, MPH, Escola Universitária de Medicina Johns Hopkins
Shin Ushiro, MD, PhD, Hospital Universitário Kyushu, Japão
Steven J. Barker, PhD, MD, diretor de ciências, Masimo

Estiveram entre as organizações que firmaram compromisso(s) em 2019:

1. Sociedade de Anestesiologia de Taiwan (parceira): A Sociedade de Anestesiologia de Taiwan (Taiwan Society of Anesthesiologists, TSA) foi fundada em 1956 e já conta com mais de 1.400 membros. A TSA é a primeira sociedade de anestesiologia local da Ásia a integrar o movimento;

2. Centro Psiquiátrico Tsao-Tun (hospital): O maior centro psiquiátrico de Taiwan Central;

3. Hospital Sin-Lau de Tainan (hospital): O mais antigo hospital ocidental de Taiwan; 

4. Hospital Geral Tao Yuan (hospital): O maior centro médico operado pelo Ministério de Saúde e Bem-Estar do país;

5. Hospital Cheng Ching: Um dos mais antigos hospitais de Taiwan.

Sobre a Patient Safety Movement Foundation

Mais de 200 mil pessoas morrem todos os anos em hospitais dos EUA, e 4,8 milhões em todo o mundo, de formas que poderiam ser evitadas. A Patient Safety Movement Foundation é uma organização global sem fins lucrativos que cria ferramentas gratuitas para pacientes e hospitais. A Patient Safety Movement Foundation foi estabelecida a partir do apoio da Masimo Foundation for Ethics, Innovation, and Competition in Healthcare com o objetivo de reduzir a ZERO o número de mortes evitáveis.

Aprimorar a segurança do paciente exigirá um esforço de colaboração de todas as partes interessadas, o que inclui pacientes, fornecedores de assistência à saúde, empresas de tecnologia médica, governos, empregadores e contribuintes privados. A Patient Safety Movement Foundation trabalha com todas as partes interessadas para abordar os problemas com soluções acionáveis para a segurança dos pacientes. A fundação realiza também a Cúpula Mundial Anual de Tecnologia, Ciência e Segurança do Paciente.

A cúpula reúne algumas das melhores mentes do mundo para a realização de debates que estimulem pensamentos e novas ideias que desafiem o status quo. Ao apresentar soluções específicas e de alto impacto para superar os desafios de segurança dos pacientes, chamadas Soluções Acionáveis para a Segurança dos Pacientes, que incentivam empresas de tecnologia médica a compartilharem os dados sobre a compra de seus produtos e convocam hospitais a se comprometerem a implementar soluções acionáveis para a segurança dos pacientes, a Patient Safety Movement Foundation trabalha para atingir a meta de reduzir a ZERO as mortes evitáveis. Acesse patientsafetymovement.org.

Da Redação com informações do portal Terra e Agências Internacionais

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here