
Em almoço de confraternização, governador ressalta o respeito do governo às religiões e os benefícios da legislação para as igrejas do DF.
Por Delmo Menezes
Em clima de celebração e agradecimento, o governador Ibaneis Rocha reuniu-se nesta segunda-feira (23/12) com centenas de líderes evangélicos em um almoço realizado na churrascaria Pampas. O encontro serviu para destacar a parceria entre o governo do Distrito Federal e o segmento religioso, com ênfase nos avanços na regularização de templos e a importância do respeito à diversidade religiosa.

Durante o evento, Ibaneis ressaltou a nova legislação que facilita a regularização de imóveis religiosos, permitindo que as igrejas obtenham suas escrituras de forma mais ágil e eficiente. “Hoje eu estou muito feliz, fiz questão de cumprimentar todos de mesa em mesa para dizer da minha alegria para a gente poder viver com tanta paz nas igrejas do DF. É um período de muita prosperidade, deu trabalho porque tivemos de refazer toda a legislação, que estava totalmente equivocada e que emperrava a entrega das escrituras pela Terracap, mas avançamos e muito ao longo desses anos. Graças a Deus temos o orgulho de dizer que temos a melhor legislação para os templos religiosos de todo o Brasil”, afirmou Ibaneis Rocha.
Os números demonstram o sucesso da política de regularização: desde 2019, foram legalizados 405 imóveis, um número superior aos 190 templos regularizados nos nove anos anteriores. Além disso, o governo criou o Programa Igreja Legal, que oferece condições especiais para a regularização de templos.

Líderes religiosos presentes ao evento destacaram a importância desse trabalho para as comunidades evangélicas. Chancerley Santana, coordenador-geral da Frente Cristã, agradeceu ao governador pela oportunidade de ter os títulos de regularização em mãos. “Esse foi o governo que mais regularizou áreas das igrejas evangélicas”, afirmou.
O pastor Josimar Francisco da Silva, presidente da Assembleia de Deus do Planalto, e um dos coordenadores do evento, também enalteceu a parceria com o governo, citando como exemplos a abertura das igrejas durante a pandemia e a regularização de áreas, que segundo ele, “vieram como um refúgio para o povo cristão”.

Além do governador Ibaneis Rocha, marcaram presença no almoço, o deputado federal Rafael Prudente (MDB), deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos), o secretário de governo José Humberto, Pr. Josimar Francisco, Pr. Chancerley Santana (Coordenador-Geral da frente Cristã), Apóstolo Ezequias Pereira, e mais de 600 lideranças evangélicas do DF.

De acordo com dados oficiais, os evangélicos representam em torno de 38% da população do Distrito Federal. O governo de Ibaneis Rocha tem buscado fortalecer o diálogo com todas as religiões, criando mecanismos de participação e garantindo a liberdade religiosa.

Durante o almoço, as lideranças religiosas lembraram, do trabalho de regularização de templos e entidades socioassistenciais e do respeito do GDF. A regularização dos templos religiosos garante segurança jurídica, facilita o acesso a crédito e permite que as igrejas ofereçam serviços à comunidade de forma mais acessível.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital