Por Delmo Menezes

O deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), se reuniu nesta sexta-feira (16), em um café da manhã com blogueiros e jornalistas para fazer um balanço da sua atuação como parlamentar e coordenador da bancada do DF na Câmara Federal.

Café-da-manhã-izalci.Durante o encontro, Izalci reafirmou que é candidato ao governo do Distrito Federal, porém entende o momento crítico que o DF está passando, e está aberto para manter um diálogo construtivo com o Palácio do Buriti, deixando claro que é oposição ao atual governo. Segundo Izalci, “os interesses de Brasília estão acima das disputas partidárias”, disse.

O parlamentar ressalta que neste momento de dificuldade que o país e o DF estão atravessando, uma aliança programática é o melhor que se pode fazer, pensando em Brasília. “Não vejo nenhum problema em estender a mão ao governador Rodrigo Rollemberg”, ressalta o parlamentar.

Questionado se nesta aproximação com Rollemberg, iria ser discutido cargos, o parlamentar de pronto afirmou: “o PSDB neste momento se recusa a debater e discutir cargos no governo”.

café-da-manhã -izalci

Pontos defendidos pelo PSDB-DF para a construção de uma gestão integrada em favor do DF:

  1. MORALIDADE: Combate irrestrito à corrupção. Apoio aos órgãos de controle, fiscalização e repressão.
  2. INTERESSE PÚBLICO: Exclusão do Partido dos Trabalhadores de posições na administração direta e indireta do Distrito Federal em face das graves denúncias verificadas no País e no Distrito Federal, dos desequilíbrios nas contas públicas por eles provocadas e a influência desse partido nas gestões anteriores e atuais.
  3. GESTÃO: Reforma administrativa em homenagem ao Estado Eficiente que privilegie a meritocracia, a sociedade e atenda às necessidades públicas, eliminando duplicidades de competências e fisiologismo.
  4. SAÚDE: Reorganização da gestão na área da saúde, com ênfase em atendimento de qualidade, planejamento, execução e controle.
  5. EDUCAÇÃO: melhoria do sistema de educação por meio da valorização dos professores, reforma da estrutura física, integração escola e sociedade, escola em tempo integral, incremento de ensino profissionalizante.
  6. SEGURANÇA PÚBLICA: Reorganização da Segurança Pública no DF com abertura do diálogo com as corporações e entidades representativas. No eixo da repressão, integração regional e local dos órgãos de SSP; No eixo da prevenção, integração dos órgãos de segurança pública com as áreas de educação, lazer, social, esporte e cultura, dando efetivo cumprimento ao disposto no art. 117-A, inciso I a III da LODF.
  7. POLÍTICA FISCAL: revisão da Política Fiscal para ajustar carga tributária, simplificar obrigações, reduzir burocracia, revisar incentivos fiscais e defender que o Distrito Federal tenha o mesmo tratamento dos demais Estados na denominada “guerra fiscal”. Integração da Política Fiscal com a Política Desenvolvimentista.
  8. RESPONSABILIDADE FISCAL: controle e redução do gasto. Aumento da base de arrecadação e da eficiência sem aumento de carga tributária. Fortalecimento da captação de recursos. Equilíbrio das contas públicas e aporte de recursos em investimentos.
  9. TRANSPARÊNCIA: Transparência efetiva e acessível ao público, integrando planejamento, gestão, governança e estrutura de comunicação do governo.
  10. CIDADE INTELIGENTE: Integração dos serviços públicos prestados à população num ambiente de cidade inteligente (tecnologia e comunicação).
  11. HABITAÇÃO: Efetivo início do processo de regularização fundiária urbana e rural em todo o DF, com participação da sociedade civil organizada e dos órgãos envolvidos, com observância da Carta de 1988, das leis e definição de cronograma.
  12. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Integração Regional e Crescimento econômico ordenado e planejado com geração de empregos, aumento da renda de forma a preservar o poder de compra e a qualidade de vida da população, mediante a criação de ambiente competitivo que reduza a burocracia, forneça infraestrutura econômica (polos econômicos já existentes e que venham a ser criados), ajuste a carga tributária e capacite mão de obra.
  13. SUSTENTABILIDADE: Criação e implementação de políticas de sustentabilidade, integrando-as às diversas áreas de governo.
  14. SOCIAL: Readequação, manutenção e qualificação dos programas sociais.
  15. CULTURA/ESPORTE E LAZER: revitalização dos espaços culturais e de prática esportiva, em parceria, conforme o caso, com a iniciativa privada.

Da Redação do Agenda Capital

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here