User comments
Por Jorge Oliveira

O excesso de zelo do governo para salvar nossas vidas é, no mínimo, duvidoso ou exagerado. Nos últimos anos, contam-se nos dedos as trapalhadas dos burocratas do Denatran. Primeiro foi o kit farmácia. Se descobriu que a gaze permitiria o enforcamento do próprio motorista refém dos ladrões.

Depois, inventaram a troca do extintor de incêndio que de tão moderno não funcionava quando acionado. Decidiram também que as escolas de motoristas teriam que se adaptar a um simulador em vez da prática nas ruas. Inventaram que as cadeiras dos bebês nos carros eram ineficientes e obrigaram a troca. Tudo isso é feito no achômetro, nada aparentemente adotado depois de pesquisas e estudos científicos que provem a eficácia dessas mudanças.

Todas essas operações, evidentemente, oneram o contribuinte. E certamente engorda os bolsos dos criadores dessas ideias que dizem querer zelar pela nossa segurança, porque no Brasil, como se sabe, existe sempre um espertinho por trás de uma “boa” ação. Como o brasileiro é um povo passivo, acomodado e até meio abestado, aceita tudo que um burocrata determina de cima pra baixo, sem consultar ninguém. E por isso paga um preço caro, como acontece nesse momento com os faróis dos carros acesos durante o dia.

Dessa vez, a lei passou pelo Congresso Nacional. Tomou o número 13.290/2006 e virou infração média para quem andar nas ruas (Brasília) e nas estradas com os faróis apagados. Hoje, o infrator paga R$ 85,13 e é punido com 4 pontos na careira. A partir de novembro, as multas vão subir para R$ 130,16. Os “gênios” do trânsito conseguiram convencer os parlamentares de que os faróis acesos evitam acidentes nas rodovias. Deram como exemplo as estradas na Europa e nos Estados Unidos e sacaram desses países números aleatórios de redução de acidentes que justificariam a medida pelo Congresso Nacional.

Esse é o tipo da lei doida, desvairada e desnecessária que o brasileiro deveria não acatar e fazer, em massa, uma desobediência civil. Em um país ensolarado como o nosso, o farol aceso é mais uma luz para encandecer a vista dos motoristas tanto na estrada como na cidade, porque o sol incide sobre o reflexo dos faróis de dia.  Essa medida de luz acesa nos carros de dia é necessária nas cidades europeias e em muitas outras nos Estados Unidos que vivem sob neblina na maior parte do ano, o que não é o nosso caso.

Impor o mesmo método no Brasil é no mínimo uma decisão autoritária e, por que não dizer, prepotente. A ideia surgiu de um ex-inspetor federal de rodovia que virou deputado. E prosperou diante da imbecilidade de alguns congressistas que aprovam leis que só servem para onerar o bolso dos brasileiros, como essa do farol aceso. Depois que aprovam é que se tocam que a medida é esdrúxula. Não só penaliza com infração o motorista como enriquece alguns empresários que vão vender mais baterias, mais luzes para os faróis e adaptar os carros antigos com dispositivos para que fiquem com a luz acesa quando acionar a ignição. A melhor das soluções seria uma campanha educativa em rodovias com nevoeiro intenso, não punitiva.

Ora, ora, os acidentes no Brasil não serão evitados porque os carros circularão de faróis acesos de dia. Eles acontecem porque as rodovias são péssimas, cheias de buracos, sem acostamentos, sem sinalização e sem fiscalização adequada. Não existe vigilância permanente para impedir a alta velocidade nas estradas e os postos de fiscalização normalmente estão vazios à noite. Criar leis para remediar a situação é simplesmente ignorar que a infraestrutura do Brasil está paralisada há mais de dez anos.

Enquanto em outros países, as regras são adotadas para não mexer no bolso do contribuinte, aqui tudo é feito para penalizar a população como se ela fosse responsável pelos desvios públicos, a corrupção e os desmandos do governo e que, portanto, deve ser punida. Nunca, em nenhum momento, o brasileiro teve a satisfação de ouvir que um governo derrubou um tributo para melhorar a sua vida.

Por isso, acho que o brasileiro deveria se rebelar contra mais essa lei equivocada do farol aceso, cuja eficácia é duvidosa. Vamos protestar todas as vezes que um governo impor mais uma infração ou um imposto novo à população.

Da Redação com informações Diário do Poder

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

62 COMENTÁRIOS

  1. na verdade eu gostaria de saber se essas fabricas de farois nao sao de algum politicos porque quando foi fabricado os veiculos nao foi para andar de farois aceso durante o dia e sim a noite ou quando tiver neblina chuva ou mal tempo, com isso o governo covarde que o nosso pais tem so pensa em arrecadar impostos e ai cria só mais uma lei que lhe dar mais dinheiro que sai do nossos bolsos ai é muito facil voces lembram do kit de primeiros socorros que a fabrica era de um deputa eu mesmo foi um dos que comprou e perdi 5,00 reais com aquela lei, na verdade nós brasileiros somos obrigado a tudo que esses corruptos nós imponem, eu falo isso porque eu tenho 36 anos que dirijo e nunca me envolvi em nem um acidente e nunca andei de faró aceso ai é mais uma medida arrecadatoria desse governo incapaz, nós da ditadura aonde somos obrigado a obedecer tudo que eles impoe e sem direito de reclamar, cadê os impostos que nos pagamos dos veiculos que sao para as estradas e rodagem. porque para que nos podemos andar em boas rodovias nos pagamos pedagio isso é certo ou se nao andar nos buracos né mesmo.

  2. Pessoal, sou dono de uma pequena transportadora em MG, estou tendo vários problemas com o alto aquecimento na elétrica de caminhões que rodam 8:00 por dia(Diurno), pois nossos carros VW/MB/Scania/Fiat e etc, não estão suportado o aquecimento das lâmpadas e lente dos faróis em horário com Sol em um Pais Tropical! Acho um absurdo a falta de consciência dos políticos na questão dessa lei e o estado que se encontram nossas Rodovias e estradas em todo o pais (Falta: Manutenção/Policiamento/sinalização/segurança e etc…) onde se paga caro para circular e 50% já estão terceirizadas com pedágio+IPVA que PG em duplicidade, para o uso da BR. mais uma lei que visa benefícios de R$ sem retorno para o POVO em geral!!!

  3. Idiotice a deste Juiz que concordou com esta suspensão provisória, ele devia sim, estender a obrigatoriedade em qualquer via urbana e rodovias, pois realmente aumenta em muito a visibilidade. As motos, ônibus, caminhões por acaso são invisíveis ? Somente enxergamos os faróis destes veículos ? Somente os automóveis são visíveis ? Assim não tem mais chorumelas de dizer que não sabem o que via urbana ou rodovia.

  4. A lei dos faróis acessos foi acertada para aumentar a segurança nas estradas principalmente as estradas de pista simples.Somente que viaja com muita frequência pelo Brasil afora sabe o que eu estou dizendo
    Com relação a multa é o que todos nós sabemos, infelizmente, o Brasileiro só toma consciência quando meche no seu bolso. A algum tempo atrás, não sei precisar existia uma recomendação para as rodovias federais o tráfico com o farol acesso, não pegou.

  5. Com referência a essa Nova Lei, existem muitas controvérsias sobre isso! Em primeiro lugar, esclareço que sou motorista desde 1960, ou seja, dirijo a mais de 55 anos, tanto com carros leves como também caminhões, em boa parte do Brasil, como também no Uruguai, Paraguai e Argentina! NUNCA ME ACIDENTEI em qualquer rodovia! Meu veículo foi abalroado uma única vez, parado numa fila de um semáforo ! Sobre os faróis, concordo plenamente que auxilia muito na segurança nas estradas em geral! Sempre costumo utilizar esse procedimento! Mas usava meus faróis de neblina, que tem a mesma utilidade! Não entendi o POR QUÊ não aceitaram isso! O uso do farol baixo prejudica a vida útil desse sistema, além de prejuízos gerais! Julgo que a principal intenção dessa exigência seja mesmo de atender outros interesses, como a indústria elétrica veicular, faturas de multas, etc. Julgo que o tempo para o condutor se adaptar foi muito pequeno! Muitos serão surpreendidos com multas , pois a todo momento esqueceremos de ligar os faróis quando fizermos uma pequena parada!

  6. A matéria foi perfeita. O brasileiro tem de parar de ser ovelha e ter mais orgulho próprio. Quem quer andar com luz acesa que ande quem não quer não ande. No meu caso o farol ofusca minha vista de frente e pelo espelho retrovisos, vejo um monte de luz ao invés de carros.
    Coloquem campanhas educativas então se não estão interessados em mais esse “imposto” disfarçado.

  7. SEMPRE UTILIZEI OS FARÓIS LIGADOS QUANDO VIAJAVA, MESMO QUANDO NEM SE COGITAVA EM TAL LEI!!! A UTILIZAÇÃO DE FARÓIS LIGADOS AUMENTA SIM A SEGURANÇA NAS ESTRAVAS!!! IMBECIL É QUE CONTRARIA AS COISAS CERTAS!!!! DIRIJA DENTRO DA LEI, RESPEITANDO SEUS SEMELHANTES E DEIXE DE SER IDIOTA!!!

    • Concordo com você em relação a andar, dirigir dentro da lei. Mas essa do farol aceso nas estradas nada mais é para ajudar os policiais rodoviários a ler a velocidade de um condutor e seu automóvel a distância com o (chame como queira) radar de mão. Com o farol apagado a porcentagem de erro na leitura chegava a 65%. Com os faróis acesos, essa porcentagem de cerro cai para 1 a 2 %.
      Então eu te pergunto:
      Com tantas estradas esburacadas, sem sinalização, sem acostamento e sem segurança você acha que um simples farol aceso vai evitar acidentes ?! Repense bem independente de você assim como eu e tantos outros também andarem sempre com faróis acesos. Já me acidentes ?! Sim, com faróis acesos e com buracos na estrada e durante o dia. Foram os faróis acesos que meu resultaram um acidente ?! O que você acha que causou meu acidente ?! Falta de atenção minha ?! Não ! Buarque irás meu amigo e mesmo pagando pedindo e o IPVA em dia.

      • Idiotice a deste Juiz que concordou com esta suspensão provisória, ele devia sim, estender a obrigatoriedade em qualquer via urbana e rodovias, pois realmente aumenta em muito a visibilidade. As motos, ônibus, caminhões por acaso são invisíveis ? Somente enxergamos os faróis destes veículos ? Somente os automóveis são visíveis ? Assim não tem mais chorumelas de dizer que não sabem o que via urbana ou rodovia. Quanto a sensibilidade dos radares, pelo visto você deve ser daqueles apressadinhos que contam com a sorte em altas velocidades, colocando em risco vidas alheias. Tem aumentar sim, a potencia dos radares e multar irresponsáveis como você

    • Cumprir temos sim que cumprir. Estamos diariamente nas rodovias e soubemos que isso não evitará nenhum acidente. E sim em mts vezes acaba atrapalhando nosas visão tendo que desviar o foco da estrada a frente por aqueles raios de luz vindo tirar nossas concentração….agora idiotas são esses ai que saem pra estrada só pra viajar e se acham espertoes….?

      • Só queria lhe perguntar uma coisa. Por acaso as motos, caminhões e ônibus são invisíveis ? Porque estes veículos são obrigados a circular 24 horas por dia com os faróis baixos ligados ?
        Somente os automóveis são visíveis sem farol ligado ? Não precisam o alerta dos faróis baixos ligados ? Cai na real amigo.

    • Amaro, vamos cumprir as leis. Agora, se realmente a utilização de faróis ligados (faróis baixos)aumenta a segurança, você não acha que é “imbecil” a lei que não permite faróis altos e de neblina?

  8. Os comentários são os mais variados, alguns radicais.
    O que me causou estranheza é q nenhuma estatística foi publicada em relação a acidentes provocados pelo uso de álcool/drogas, ultrapassagens em faixa dupla, estado do automóvel especialmente pneus e, atenção, estado das rodovias além de outros. Confesso q dirijo há 50 anos, sempre em concentração total, até em USA como na Europa e tenho a convicção de que quando as dificuldades em relação à ultrapassagens e visibilidade aconteciam, meu problema era de visão.

      • Já existe no mercado modulos acessórios que não deixam voce esquecer da lei. O resto é oura conversa fiada. Eu mesmo instalei no meu e nunca fui multado e me custo a metade do valro da multa.

  9. Aumenta sim a segurança, más deveria ser obrigatório somente em rodovias de pista simples porque não tem sentido em rodovias de pista dupla, nas ultrapassagens o motorista não verá outro carro vindo de frente.
    Será que preciso desenhar?

  10. Acredito que farol ligado, pode ter resultado positivo em rodovias, fora das que círculo. Por exemplo,rodo vez em qdo na Dutra e trabalhadores,ambas são bem projetadas. Na Dutra existe uma mureta separando as pistas,como,na trabalhadores existe um canteiro de separação. Acredito ser tais procedimentos.

  11. Dirijo à 32 anos! Ando por quase todo O Brasil! Sempre uso os faróis ligado. Tanto em rodovias de chão como pavimentadas, tambem nas cidades. Tem uma visibilidade melhor: na poeira, neblina, na fumaça e para fazer uma ultrapassam! Vai diminuir sim o numero de acidentes! Acredito! abraço a todos!

    • Mas a lei de “sob neblina, use Luz baixa”já fazia parte do código de trânsito e neste caso aumenta a visibilidade. Mas em dias de sol até atrapalha quem vem em sentido contrário, ofusca. E já existiu esta lei aqui no RS criada pelo Ônix Lorenzoni q depois de anos de idiotice, muitas multas e legítima ineficácia, foi extinta.

  12. Augusto e amigo você quer comparar a Suécia com esse lixo de país aqui esse governo corruPTo só se preocupa em encher o bolso quer nos arrancar os olhos e lamber veja por exemplo a situação de nossas rodovias um lixo chamado de assalto eu não sou contra essa lei desde quando quem a fez faça sua parte e deixe de fazer o povo de de Bobô, relembrando kit primeiro socorros uma furada, extintor fizeram nós o povo de jumento agora vem dizer que está preocupado com nossa segurança, faz me rir.kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  13. Jorge Oliveira, muitíssimo obrigado pela excelente publicação/comentário. Sempre achei,é já não é de hj, um tremenda idiotíce utilizar faróis durante o dia a não ser pelas motos,ambulãncias,bombeiros, polícia, etc….. Digo sempre que no dia em que eu precisar ,de que os veículos andem com os faróis acesos durante o dia para eu poder enxergá-los, posso entregar minha carta pois já estarei cégo !

  14. Salvar vidas??? Sabe de nada, inocente!!!!!
    É a indústria petista das multas funcionando a toda velocidade pra repor o que eles roubaram do povo!!!!!!!

  15. Mande este Zé das cavernas que teve esta ideia na dentro dela, viajar de Recife à Caruaru Pe no horário de 15:00hs às 17:00hs, e veja o que ele vai dizer desta besteirola dele.Quem conhece esta Br 232 sabe o quanto é difícil ir neste sentido durante este horário. Temos que andar com quebra sol e ainda tem muita luz nos nossos rostos.

  16. idiotice, neste caso, está com aqueles que não entenderam a finalidade da lei, e sequer foram atrás para saber no que esta lei implica, nos estudos, por exemplo,feitos pela suécia na década de 80, que tornaram o uso do farol aceso durante o dia obrigatório… O país é de fato, um país de gente atrasada, pois sequer se preocupam com a própria segurança.

  17. Diz que povo aumenta mas os fatos nos atos …. sempre tem um fundo de verdade como: Essa lei foi para beneficiar a máfia das multas dos pardais, pois segundo os pessimistas que são os otimistas esclarecidos é porque não estavam com facilidade de fotografar as placas dos veículos pelo ângulo de incidência da luz….

  18. Esse procedimento das lâmpadas acessa, deveria ser só nas BRs, na cidade não vejo necessidade, ou alguém ai tem fábrica de lâmpadas e baterias ? Chega de tanta burocracia e tirar dinheiro dos trabalhadores.

  19. SÓ PODE SER HUMOR NEGRO MESMO..

    Depois dos farois ligado, que no meu tempo era, acompanhamento de VELÒRIO, só quando se acompanhava um velorio que se acendia os farois, hoje eu ando nas Ruas, e meu subconciente não se desliga, fico o tempo todo pensando que estão acompanhando um velorio que alguem morreu.

    Depois do Kit Socorro, Triangulo, Fosforescente, extintor de incêndio, Retirada das Peliculas,

    E agora eles querem uso obrigatorio de CÂMARAS, isso mesmo Câmaras no parabrisa que servirá de X9 contra você mesmo

    Te digo meu bixim, só te digo isso, digo mais. não te digo nada, sem medo de errar os Funcionarios do CONTRAN, que adora essa brincadeira de gato e rato com o bolso dos motoristas, adora mesmo esse maravilhoso HUMOR NEGRO……

    ..

    • Espero que não tenham de acompanhar o velório de ninguém de sua família por acidente nas estradas. Aumenta a visibilidade no retrovisor e muito, também a visibilidade na distancia. Porque será que motos, caminhões e onibus são obrigados ? Serão invisíveis ? Somente os automóveis são visíveis ?
      Espero que nunca uma carreta a 110 klms por hora lhe de uma fechada numa auto pista.
      Já existe no mercado módulos com custo pela metade do valor da multa que não deixam voce esquecer de obedecer a lei e não desgastam nem luzes nem baterias. Já instalei no meu e funciona espetacularmente bem.

  20. Não sejam inocentes. O objetivo é arrecadar, multar p pagar o rombo do orçamento. À noite, acendemos os faróis estimulados pela ausência de luz. Durante o dia tem de ser na memória. Se esquecermos, não seremos “alertados” pela falta de visibilidade. Então quem pega rodovia, vai ser multado, em alguns momentos.

  21. Não duvidem que por traz dessa lei idiota, se
    Deputados idiotas e analfabetos que tenham viajado para fora do Brasil), estejam as empresas fornecedoras de lâmpadas. Porque não existe, qualquer justificativa para que no Brasil, um país com quase 99% de luminosidade, tenham que atender essa medíocredade. Cadê o Ministério Público que não pede a inconstitucionalidade dessa presepada?

  22. Dupliquem as estradas… Mantenham as que já estão prontas conservadas e multem por excesso de velocidade… Parem de inventar kits sacanagens para os motoristas. Educação para o transito se começa nas escolas… Concordo em gênero, número e grau com o autor do texto acima.

  23. Não é porque escreveram este texto é que estão certos. Voces como formadores de opiião deveriam se informar melhor para não escrever im texto tão ruim, tão sem conhecimento. Brasileiro é assim mesmo, sempre se ridicularizando sem ter conhecimento de causa. Eu dirijo a muitos anos de farol acesso durante o dia e acho uma excelente idéia, Tudo que possa ser feito para evitar o acidente deve ser feito. Os acidentes não ocorrem por causa das estradas dos buracos, 70% deles ocorrem pelo condutor, ou seja irresponsabilidade de quem esta dirigindo. Falar ao celular enfim. Procurem se informar mais para publicar uma matéria tão pobre que somente, como sempre atua a imprensa ultimamente, jogando a população contra a lei e a ordem. Me desculpem, ams quem fez esta materia deveria se basear em dados e não em “eu acho” “na europa é amsi escuro”, realmente faltou profissionalismo. A lei é boa e os brasileiros a adotaram,queriam ou não. O acidente não pode ser banalizado, não é normal, devemos fazer tudo para ser evitado e luz acessa de dia “na estrada” este o problema, “na estrada”. Deveriam se informar melhor.

    • O brasileiro têm + é que se f… mesmo. um bando de idiotas q. Aceita td q estes bando de ordinário fazem. Esse negócio de farou aceso, é td putaria. Não evita PORRA nenhuma de acidente. é só + 1 tributo prá roubar ainda TÊM + o povo otário que somos!!!!

    • Concordo plenamente, a lei é ótima e só vai ajudar os motoristas. Quem já durigiu menina BR sabe o bem que isso vai fazer. O autor do texto nunca deve ter dirigido. Absurdo total esse texto.

      • Se realmente nossos representantes já possuissem considerações suficientes para conosco,no mínimo,antes de lançarem ou aceitarem a idéia,deveriam produzir e fornecer gratuitamente,um dispositivo independente,com lãmpada piscante de led e plaquinha captadora de energia solar,de modo que,o sistemas de faróis continuassem sendo preservados para uso à noite,quando são indispensáveis.Geralmente,pisco ou ascendo os faróis de dia em qualquer situação de perigo.Fé em DEUS e lucidez + atenção 100 % continuam fazendo a diferença,pois há situações em que até o instinto salva uma vida,quando algo ocorre tão rápido que nem dá tempo de pensar.

    • Eu também concordo e já praticava manter os faróis acesos de dia. Hoje mesmo testei na rodovia Belém Brasília, que tem intenso tráfego de caminhões e ultrapassar um veículo à sua frente na estrada é muito arriscado. É difícil, muitas vezes, calcular a distância e velocidade do veículo que vem pela pista contrária. Quando o farol deste veículo está aceso você se certifica rapidamente e tem a real noção de distância e velocidade dele e toma a decisão de ultrapassar ou não.
      Acho que criticar tudo que o governo faz, muitas vezes por motivação política, não ajuda a construir um país melhor, que é o que todos queremos.

    • Concordo, quem não concorda são os folgadões. Inclusive já existe no mercado modulos automáticos que evitam desgaste de luzes e bateria. Instalei no meu e funciona muito bem. Custo a valor da multa atual.

  24. A questão é simples: há algum estudo técnico considerando a realidade do nosso país com respeito ao uso de faróis acessos durante o dia? Qual a eficácia disso em termos de números? Quantas vidas é capaz de salvar? Se uma vida for salva com esse procedimento já valeu apena. Se não há estudos nesse sentido eu sinto muito mas foi apenas uma jogada para arrancar dinheiro do cidadão.

    • Vc acha de verdade que precisaria estudo pra isto, os faróis acesos aumenta sim a visibilidade em qualquer circunstância eu sempre uso. Vc já ouviu falar do número de acidentes que acontecem no crepúsculo e no amanhecer por falta de visibilidade? E mesmo tendo olhos de águia sofre influência da falta de visibilidade.

  25. Ah se todas as leis fossem boas assim. Dirijo diariamente em rodovias e para mim é muito claro que carros com faróis acesos durante o dia ficam muito mais visíveis para perdestes, outros motoristas e animais. O carro que circula com farol aceso é mais rapidamente visualizado assim como se tem melhor noção sobre a sua velocidade e sentido. Eu já ando com faróis acesos durante o dia há mais de 15 anos por motivo de segurança mesmo.

    • Cada doido com sua loucura!!!
      Eita Brasilzim sem futuro!!!
      Quero é virar político e roubar muito e inventar um monte dessas leis para os trouxas enxerem meu bolso!!!! Kkkkkkk
      Que merda de país!!!
      Também! Um país que foi colonizado só por gente que não prestava. Que futuro vc achava que íamos ter!!! Kkkkkkkk
      Que merda. Que merda!
      Aquí ninguém faz nada por ninguém se não tiver vantagem em alguma coisa…. Principalmente os políticos. Burro é o povo achar que esses projetor sociais são somente p ajudar o povo. Kkkkkk.
      Vai atrás p vcs verem a roubalheira por trás de todos os projetos. Eu digo todos!!!!
      A solução é reforma política. Reforma constitucional. Mudar as leis com participação popular. Porque só o povo sabe o que é melhor para país. Não é os políticos criarem leis e querem empurrar goela a baixo do povo. Pior!!!! O povo não faz nada!!!! Aceita tudo.
      Aquela história se der, deu!!!!

    • Não entendo como um jornalista faz comentários sem a devida análise.
      Com certeza temos mais visibilidade com o farol aceso.
      E pregar a desobediência não resolve nada. Só vai pesar com multa no bolso do consumidor.
      Também uso há anos o farol aceso e minhas luzes nunca queimaram
      Pior é perder uma vida..

    • Eu tô contigo! Também dirijo com faróis acesos a muitos anos. Acho que ajuda sim! O que as pessoas não aceitam é que o brasileiro é péssimo motorista, agressivo e mal educado. Estão aí para provar as estatísticas, com milhares de mortos e aleijados, matando mais do que qualquer guerra atual.

  26. Um governo que tenta ser tecnocrático. o que não seria nada bom porque quem deve decidir sobre nossa vida somos nós mesmos, não ONU, ou qualquer cientista.

    Se querem Criar uma lei para ter maior segurança no trânsito sugiro obrigatoriedade no uso da seta (saber a intenção de cada outro motorista facilitaria muito).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here