Dr. Cid. Carvalhaes. Foto: Agenda capital

Por Dr. Cid Carvalhaes

Polêmicas. Maniqueísmos. Dicotomias. Desnecessários confrontos. Injustificáveis conflitos. Desde primórdios da democracia grega, decisões na Ágora, participação dos escolhidos, submissão da minoria às soberanas opções e escolhas da maioria. Catilinárias de Cícero ilustrando o Senado Romano, prevalecendo a força parlamentar. Parlare, falar, por analogia, entender encaminhar acordos.

Filósofos perpetuados através dos tempos consagraram preceitos e princípios políticos. POLÍTICA, ESSENCIA DA VIDA. Platão com a República, Baruch Spinoza, Tomistas, Sartre, Foucault e tantos e tantos filósofos perseguiram a sublime arte do entendimento.

Por princípio, todos perseguem objetivos assemelhados, O BEM-ESTAR SOCIAL. Direitos fundamentais de morar, trabalhar, ir e vir, alimentar, lazer, liberdades individuais e coletivos, privacidade, enfim, VIVER COM DESCÊNCIA.

Elementar, cidadãos lúcidos e conscientes assim professam. Unanimidade? Há controvérsias. Segmentos da população discordam e divergem de tais preceitos. Atritos, agressões, por palavras, gestos, escritas, físicas, eletrônicas no quase anonimato das redes sociais, partam de onde partirem, constituem meros argumentos dos desprovidos de razões, fundamentos, bom senso, credibilidade, até mesmo, resquícios de seriedade.

Vivenciamos nos últimos tempos verdadeira inversão de valores. Grupos minoritários, artífices de notícias, e acusações inverídicas, negam evidências, propagam promessas movediças, totalmente divorciados da realidade sustentável, necessitam se amoldarem aos majoritários. Desde a Grécia antiga vieram lições concretas da política e democracia. Vamos separar o joio do trigo. Provérbio popular esclarecedor.

*Dr. Cid Célio Jayme Carvalhaes – Médico neurocirurgião e advogado. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Presidente do Conselho Deliberativo da SBN, Presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e Presidente da Federação Nacional dos Médicos. Especialista no Direito Médico e da Saúde e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito da Escola Paulista de Direito. É Colunista do Agenda Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here