Dr. Jofran Frejat. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

Governador Ibaneis decreta luto oficial de três dias pela morte do Dr. Frejat

Por Delmo Menezes

A notícia sobre o falecimento do médico e ex-secretário de saúde, Jofran Frejat, pegou de surpresa a classe política do Distrito Federal. Frejat era tido por muitos como um grande conselheiro em meio as turbulências da política. Dr. Frejat foi titular da Secretaria de Saúde do Distrito Federal por quatro vezes, durante o governo de Joaquim Roriz, além de deputado federal por cinco mandatos.

O ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PL) veio a óbito no fim da tarde desta segunda-feira (23/11), vítima de complicações de um câncer pulmonar. O político foi diagnosticado com a doença enquanto tratava um cálculo renal. Ele estava internado no hospital Santa Lúcia. Hoje a tarde foi intubado e não resistiu.

Mensagem dos políticos

O Vice-governador do DF, Paco Britto (Avante) escreveu para a reportagem: “Hoje perdi um grande amigo. E Brasília perde um grande homem de vida pública. Jofran Frejat me ensinou muito. Estivemos juntos em todas as campanhas das quais participei. Recebi a notícia da morte de Frejat com muita tristeza e rogo a Deus que o receba neste momento. Aos familiares, os meus mais sinceros sentimentos. (Paco Britto).

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), também se pronunciou logo que soube da morte do ex-deputado federal e ex-secretário de saúde: “Nos deixa um grande cidadão, que fez sua história pautado na ética e na atenção aos que mais precisavam. Que a família receba os meus pêsames e o meu carinho”, afirmou Ibaneis Rocha.

Ex-governador Agnelo Queiroz se manifesta sobre a morte do seu colega Jofran Frejat: “Acabo de saber do falecimento do companheiro de tantas batalhas, Jofran Frejat. Deixo aqui meu pesar pela perda do médico e defensor da saúde pública. Sempre tivemos juntos à frente de muitas lutas em defesa dos servidores da Saúde, mantendo o respeito e amizade em diversos momentos das nossas vidas. Deixo aqui minha solidariedade à família e aos amigos”. (Agnelo Queiroz).

O presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (ADASA), Raimundo Ribeiro, postou a seguinte mensagem: “Jofran deixa uma lacuna impreenchível. Piauiense guerreiro, excelente parlamentar e o maior secretário de saúde da história de Brasília. Tive o privilégio de conhecê-lo e como aconteceu com todos que tiveram esse privilégio, de admirá-lo. Deixa de luto todos que o viram exercer a política com “P” maiúsculo. Que Deus, na sua infinita misericórdia o receba no seu Reino. Vá em paz conterrâneo”, ressaltou Raimundo Ribeiro.

O senador Izalci Lucas (PSDB), escreveu: “Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte de Frejat, amigo e mestre. Um exemplo de ser humano. Jofran Frejat médico, Jofran Frejat deputado, Jofran Frejat gestor público, era sempre o mesmo Frejat, aquele que fazia o bem sem olhar a quem. Dedicou a maior parte de sua vida ao nosso Distrito Federal e a Secretaria de Saúde. Para nós que aqui ficamos, o que nos consola é que ele sempre estará presente no imenso legado que deixa pela sua história de vida, trabalho, honestidade e amor ao próximo”, frisou Izalci.

O presidente do Clube da Saúde, enfermeiro Márcio da Mata, se manifestou sobre a morte do seu amigo Frejat: “O Dr. Frejat era muito querido por todos os servidores da Saúde. Ele tinha um carinho especial pelo Clube da Saúde. Foi ele que mandou construir a primeira piscina do clube. Ele deixa um legado para todos nós. Vai fazer muita falta o nosso querido Dr. Jofran Frejat”, afirmou Márcio da Mata.

Ao saber da notícia da morte do Dr. Frejat, o ex-ministro da Presidência da República e ex-deputado Federal, Pr. Ronaldo Fonseca, relatou: “A notícia da morte do Frejat, deixa todos nós estarrecidos. Frejat como cidadão deixa um legado de respeito pelo próximo. Foi um político que sabia lidar com o contraditório. Tive a oportunidade de me reunir por diversas vezes com ele, ouvindo os conselhos de um grande amigo. O Frejat vai fazer muita falta a todos nós. Meus sinceros sentimentos a toda a família”, concluiu Fonseca.

O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) também prestou homenagem ao político. “Acabei de receber, com muita tristeza, a informação do falecimento de Jofran Frejat. Embora adversários na eleição de 2014 sempre mantive com ele uma relação de respeito e diálogo. Frejat exerceu a política com dignidade e tinha minha admiração. Que Deus conforte sua família”, disse.

O político e amigo de Jofran Frejat, Alexandre Bispo, escreveu nas redes sociais: “Uma tristeza enorme receber a notícia do falecimento do Dr. Jofran Frejat. Brasília perde uma das maiores referências de ética e moral da nossa política. Tive a honra de compartilhar com ele a direção do partido que foi filiado por décadas e o privilégio de ouvir histórias e aprender como se faz política do lado certo e de interesse voltado a servir unicamente aos mais necessitados. Como me disse uma vez: ‘o bom político é como um bom médico, tem que se colocar na dor do paciente”, concluiu Alexandre Bispo.

Rafael Prudente (MDB), Presidente da Câmara Legislativa do DF, se manifesta sobre a morte do Dr. Jofran Frejat: “Brasília perdeu um grande líder, um grande cidadão. Jofran Frejat construiu uma história com muito trabalho, dedicação e sempre colocou a sinceridade e a ética acima de qualquer negociação ou acordo político. Foi reconhecido várias vezes pelo eleitor de Brasília, merece nosso respeito. Seus projetos foram direcionados para os que mais necessitavam e como empresário e médico lutou pelo desenvolvimento econômico de Brasília e pela geração de empregos. Ficam os ensinamentos e o jeito respeitoso de fazer política do nosso Dr. Frejat. Quero me solidarizar com toda família e amigos, e me colocar à disposição nesse momento difícil”, declarou o deputado Rafael Prudente.

O líder do governo na CLDF, deputado Cláudio Abrantes (PDT), escreveu: “Despede-se de Brasília um homem que deixa um vasto histórico de trabalho por Brasília. Jofran Frejat foi um dos políticos mais importantes da capital, e um dos legados que deixa é a criação da Escola Superior de Ciências da Saúde do DF (ESCS). A família minha solidariedade e meus votos de paz. Que Deus Conforte os corações de todos e receba o Dr, Frejat de braços abertos”, afirmou Claudio Abrantes.

O deputado Agaciel Maia (PL) se pronunciou nas redes sociais: “É triste tudo mudar de repente e vermos partir pessoas especiais que amamos de coração. Sem dúvida foi um político exemplar. Deixará saudades em nossas lembranças e na nossa história seu legado. Afinal, tivemos mais de 30 anos de caminhada juntos. Neste momento doloroso, venho externar meus sentimentos e me solidarizar com a família. Descanse em paz, meu amigo”, declarou Agaciel Maia.

A deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) foi candidata a vice-governadora na chapa de Frejat em 2014. “Perdemos um amigo, um líder e um homem público exemplar. Tive a honra de ser vice do Frejat em 2014 e aprendi muito com ele”, disse.

Com Frejat, aprendi a amar e trago como herança a defesa incondicional do Sistema Único de Saúde, que mesmo com todas as deficiências que possam existir, é responsável por garantir o acesso, com um mínimo de dignidade, a saúde para mais de 70% da população brasileira. Frejat parte, mas deixa plantado em nossos corações, o amor e o respeito a arte de cuidar do próximo.

Distrital Jorge Vianna (Podemos), se manifesta nas redes sociais: “Aos familiares e aos servidores públicos da saúde do Distrito Federal, estimo meus sinceros sentimentos. Mas tenho certeza que ao nos deixar nesse plano, ao lado do Pai Celestial, Frejat estará sempre a nos acolher”, disse Vianna.

O distrital Hermeto (MDB), escreveu nas redes sociais: “Jofran Frejat fez sua passagem aqui na terra com louvor, deixando um legado de ações positivas para a política local da nossa cidade. Além de ser muito querido por todos com quem conviveu. Deixo aqui meus mais sinceros sentimentos aos amigos e familiares do querido Jofran Frejat”, disse Hermeto.

Bispo Renato Andrade, administrador de Taguatinga, escreveu: “Perdemos hoje um grande político e servidor do povo do Distrito federal, ex-secretário Jofran Frejat. Deputado federal por cinco mandatos, secretário de saúde quatro vezes e presidente do PL, Frejat foi uma figura de destaque entre o cenário político por sua dedicação, simpatia e capacidade de diálogo. Meus profundos sentimentos à família, e que Deus conforte todos os corações”, afirmou o Bispo Renato.

A senadora do Distrito Federal Leila do Vôlei (PSB) destacou a importância de Frejat na área da saúde. “Perdemos um homem que lutou pelo SUS e foi um dos responsáveis pela criação da Faculdade de Ciências de Saúde do DF”, destacou.

O advogado Dr. Paulo Fernando, escreveu: “Meu amigo Jofran Frejat, a quem votei pela primeira vez para deputado federal em 1986, e ele retribuiu dando o último voto para mim em 2018. Um grande médico piauiense. Que Deus console a sua família”, ressaltou Paulo Fernando.

“Frejat era um homem admirado pela honestidade, capacidade de trabalho, que sempre lutou por Brasília. Deixa um grande legado, especialmente, por tudo que realizou na área de Saúde. Como amigo particular e colega de bancada no Congresso Nacional, fomos deputados constituintes, eu manifesto meu profundo sentimento de perda pelo falecimento de Frejat. Nos conhecemos desde a década de 60, antes da política. Frejat era amigo dos seus amigos”, disse o ex-senador e ex-ministro do Tribunal de Contas da União Valmir Campelo.

Nota de pesar do GDF

Jofran Frejat é um exemplo que eu segui e espero continuar seguindo na vida pública. Para mim, sempre foi um modelo de político.

Sua dedicação fez do Distrito Federal uma referência no tratamento da saúde pública. Foi deputado federal atuante, constituinte, enfim, um homem que dedicou sua vida ao serviço público.

Nos aproximamos na época da última eleição para governador, quando cheguei a abrir mão de minha candidatura para apoiá-lo, até que ele desistiu da disputa. Frejat deixa um legado de retidão e honestidade que deve servir de parâmetro a qualquer pessoa que pense em atuar na política e no serviço público.

Vai fazer uma falta imensa a todos nós”.

Governo do Distrito Federal

Em breve notícias sobre o velório!!!

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here