
Governador Ibaneis Rocha elogia coragem e relevância histórica do ministro do STF na preservação da democracia brasileira
Por Redação
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi homenageado nesta segunda-feira (2) com o título de Cidadão Honorário de Brasília, em solenidade realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Em homenagem, proposta pelos deputados distritais Wellington Luiz e Ricardo Vale, reuniram autoridades e destacaram a trajetória do jurista, reconhecida como uma figura de relevância para a história democrática do país.
“Para quem convive no meio jurídico, e eu sou advogado há 30 anos, a gente tem a grata satisfação de ter no senhor a inteligência, a determinação, mas tem uma coisa que poucos juristas e poucos ministros e poucos juízes têm, que é a coragem”, afirmou o chefe do Executivo, exaltando a admiração e o respeito pelo papel desempenhado pelo decano da Corte na preservação da democracia e do equilíbrio institucional no Brasil.

Para o vice-presidente da CLDF, Ricardo Vale, Gilmar Mendes é defensor intransigente da democracia “O nome do professor, doutor e ministro Gilmar Mendes figura com destaque no panteão da história brasileira, como defensor incansável da democracia e das nossas mais caras instituições democráticas”, ressaltou Vale.
Reconhecimento nacional
O secretário-chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, também ressaltou o legado do ministro. “O título de Cidadão Honorário de Brasília vai além de um reconhecimento local. É uma homenagem por tudo que Vossa Excelência já fez pelo Brasil. Nos momentos mais difíceis, o senhor sempre esteve presente em defesa dos princípios democráticos”, destacou.

Gilmar Mendes, emocionado, relembrou sua trajetória desde o nascimento em Diamantino (MT) até sua chegada a Brasília, onde completou 50 anos de residência em 2024. “Hoje, devo dizer que estou realmente muito emocionado de ter recebido este título da Câmara do Distrito Federal”, declarou o homenageado. “Eu que, como sabem, sou um brasiliense por adoção, cheguei aqui jovem e fiz toda a minha carreira em Brasília. Esta cidade me acolheu, e aqui cresci e me desenvolvi profissionalmente. Ser reconhecido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal é algo que enche meu coração de orgulho, pois Brasília é a minha casa e sempre foi um grande palco de minha trajetória. É aqui que vivi e contribuí para o desenvolvimento do Brasil e da nossa democracia, e é com esse sentimento de gratidão que recebo este reconhecimento”, declaro”.
Trajetória marcante
Aos 68 anos, Gilmar Mendes possui uma carreira consolidada no Direito brasileiro. Formado pela Universidade de Brasília (UnB), é mestre e doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Münster, na Alemanha. Além de ministro do STF desde 2002, Mendes atuou como procurador da República, advogado-geral da União e foi presidente do Supremo Tribunal Federal (2008-2010) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No campo acadêmico, o ministro é professor e orientador de Direito Constitucional em diversas instituições, incluindo a UnB, e é reconhecido nacional e internacionalmente como uma referência jurídica.
Homenagem merecida
A cerimônia celebrou não apenas a contribuição de Gilmar Mendes para Brasília, mas também seu impacto nas consolidações da democracia brasileira, reafirmando sua importância como um dos mais destacados juristas do país.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital