Foto: Reprodução.

Destinatário da transferência disse que devolveria valor, mas parou de atender ligações. Crime é investigado pela Polícia Civil.

Por Redação

Uma mulher fez uma transferência via PIX no valor de R$ 8,3 mil para a pessoa errada, nesta segunda-feira (7), no Distrito Federal. Como não conseguiu reaver o dinheiro, ela decidiu denunciar o caso na delegacia.

De acordo com a vítima, após fazer a transferência, ela ligou para o banco. Em seguida, a instituição financeira entrou em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro, que confirmou que devolveria o valor.

No entanto, posteriormente, o destinatário da transferência parou de atender as ligações.

Segundo a Polícia Civil, agora, a pessoa se recusa a devolver dinheiro. O caso é investigado pela 33ª Delegacia de Polícia, em Santa Maria, e o crime é tratado como “apropriação de coisa havida por erro”.

Fiz um PIX errado. O que devo fazer?

De acordo com o Banco Central do Brasil, é possível cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento. Após a confirmação, como a liquidação do PIX ocorre em tempo real, a transação não pode ser cancelada.

No entanto, a pessoa que enviou o PIX pode negociar com o recebedor a devolução do valor pago. Se for possível identificar quem recebeu o valor por meio da chave PIX, o indicado é entrar em contato, diz o Banco Central.

Mas se for usada a chave aleatória, a identificação pode ficar um pouco mais difícil. Inclusive, essa alternativa de chave foi feita justamente para garantir mais privacidade ao usuário.

O indicado, conforme o Banco Central, é buscar a instituição financeira para onde a operação foi realizada, para que ela entre em contato com quem recebeu o valor. Se mesmo com o contato a devolução não for feita, a saída é buscar o valor na Justiça.

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Com G1/DF

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