Forte vento teria provocado a queda de passageiros na água, segundo comandante da embarcação. Há desaparecidos e morte confirmada

Por Redação 

O navio de porte médio Anna Karoline III, que faz a linha Amapá-Santarém, naufragou na madrugada deste sábado (29) na localidade Boca do Jari, no Rio Amazonas, após sair do Porto do Grego, no município de Santana, no Amapá. A embarcação tem registro junto às autoridades marítimas. 

Testemunhas relatam que cerca de 80 pessoas estavam a bordo, mas a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Amapá, até o momento, não confirma esse número, apesar de informar que há registro de pessoas desaparecidas e pelo menos uma morte.

O navio saiu por volta das 18h de sexta-feira (28) de um porto em Santana, a 17 quilômetros de Macapá, em direção a Santarém, no Pará, mas às 5h deste sábado, o comandante da embarcação acionou o socorro próximo à Ilha de Aruãs e à Reserva Extrativista Rio Cajari, na região do Jari.

Foram mobilizadas equipes da Capitania dos Portos do Amapá (Marinha), GTA e Corpo de Bombeiros do Amapá, que levam socorro médico à região, porque há pessoas feridas e debilitadas, que conseguiram se salvar.

De acordo com o comandante da embarcação, que não teve o nome divulgado, o acidente aconteceu após um forte vento, que provocou a queda de passageiros na água. Muitos ainda chegaram a ser resgatados por uma balsa que passava pelo local, mas outros submergiram.

Em nota, a Capitania dos Portos informou que ao tomar conhecimento do ocorrido, uma equipe de busca e salvamento foi enviada imediatamente para o local do naufrágio, a fim de realizar buscas aos desaparecidos. Ainda segundo a capitania, um inquérito foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. A Marinha lamentou o caso e disse que  incentiva a sociedade a participar ativamente no esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185 e pelo telefone (96) 3281-5480.

Com informações O Liberal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here