Embora a pandemia do novo Coronavírus tenha alterado a rotina da garotada, a reclusão pode ser oportunidade para adotar hábitos mais saudáveis

Por Delmo Menezes

Com o intuito de alertar a população sobre os riscos e cuidados necessários para o combate a obesidade infantil, nesta terça-feira (03/06), é celebrado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, este é considerado um dos principais desafios para o século XXI. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, uma em cada três crianças entre cinco e nove anos está acima do peso. Nessa faixa etária segundo o Ministério da Saúde, 12,9% são obesos. 

Sendo uma de suas prioridades a infância e a juventude, a deputada Federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) usou as redes sociais nesta terça-feira (3/6) para conscientizar a população, principalmente os pais, sobre a Obesidade Mórbida Infantil. De acordo com a parlamentar, 158 milhões de crianças e adolescentes entre 5 a 19 anos estão acima do peso. Em 2030 esse número pode chegar a 254 milhões.

A médica endocrinologista Lorena Lima Amato, especialista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e endocrinopediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria, alerta que crianças obesas, além de terem mais risco de se tornar adolescentes e adultos com excesso de peso, apresentam chances de desenvolver complicações como diabetes, esteatose hepática e problemas cardiovasculares ainda na infância. Mas as famílias podem tirar proveito das mudanças impostas pela quarentena e o fato de muitos pais estarem trabalhando de casa, em modelo de home office, para adotarem hábitos mais saudáveis.

De acordo com a especialista, o uso excessivo de eletrônicos como videogame, televisão, celular e tablets, e de fazer escolhas alimentares mais saudáveis no isolamento, é muito importante nesse momento de reclusão.

O que os pais podem fazer para mudar este jogo?

  • Incentivar o consumo de alimentos saudáveis;
  • Aproveitar a quarentena para brincar junto com seus filhos;
  • Estabelecer horários para as refeições, evitando os salgadinhos durante o dia;
  • Não chantagear as crianças. Exemplo: “se comer todos o legume, vai ganhar chocolate”;
  • Não substituir o alimento recusado por outro de preferência das crianças;
  • Disciplinar o uso de eletrônico, como, videogame, televisão e aparelho smartphone.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here