Deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF). Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

O estudo foi elaborado com base nos dados divulgados pela Câmara dos Deputados e idealizado pelo instituto Legisla Brasil

Por Redação 

O índice Legisla Brasil, que mensura a qualidade do trabalho de deputados federais, classificou a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) como uma parlamentar cinco estrelas, a nota máxima. O cálculo é baseado em produção legislativa, fiscalização do dinheiro público, mobilização e alinhamento partidário. Também entram na conta os gastos com a cota parlamentar que os deputados têm direito. Nesse quesito, Paula é a parlamentar mais econômica do Brasil.

Os parlamentares que alcançaram a nota máxima foram convidados a um encontro organizado pela entidade, na próxima quinta-feira (4/8). O estudo foi elaborado com base nos dados divulgados pela Câmara dos Deputados e idealizado pelo instituto Legisla Brasil, em parceria com Olívia Carneiro, mestre em economia pela Universidade de Chicago e educadora política.

São 17 indicadores, todos fornecidos pela Câmara dos Deputados, com exceção do indicador de Emendas Parlamentares que foi retirado do Portal da Transparência do Governo Federal.

Nos quesitos produção legislativa, fiscalização do dinheiro público e mobilização, a deputada federal Paula Belmonte alcançou nota superior à média nacional e do Distrito Federal.

Paula também foi reconhecida como uma das melhores parlamentares do Brasil pelo Ranking dos Políticos e premiada nos anos de 2019 e 2021 como a melhor do Distrito Federal. Atualmente, a deputada brasiliense se encontra na sétima posição geral.

Entenda os critérios

Produção Legislativa: Mede o trabalho efetuado pelo parlamentar na elaboração, análise e votação de instrumentos legislativos.

Fiscalização: Mede a fiscalização que o deputado concretiza em relação ao Executivo Federal

Mobilização: Mede a capacidade do parlamentar de articulação e cooperação com outros agentes políticos

Alinhamento partidário: Alinhamento partidário do parlamentar em relação à votação da maioria do seu partido.

Com Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here