Secretário da SVS do Ministério da Saúde Osnei Okumoto e a Coordenadora Geral de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública, Greice Madeleine Ikeda do Carmo. Foto: Jossie Ribeiro Medcalf

Por Jossie Ribeiro Medcalf

O Programa Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS), é coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde. O programa exige dois anos de atividades presenciais e dedicação exclusiva por parte do profissional, não permitindo sua realização simultânea com outras atividades de trabalho ou cursos acadêmicos.

Na última terça-feira (04), egressos da segunda turma, destinada ao Ministério da Saúde, do EpiSUS-Fundamental receberam declaração de conclusão do treinamento em cerimônia realizada em Brasília. O projeto, realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), visa oferecer treinamento em epidemiologia aplicada aos serviços do Sistema Único de Saúde para equipes do setor saúde de todo o país e de instituições parceiras. Presente na solenidade de encerramento, o secretário da SVS, Osnei Okumoto, falou sobre a o projeto. “Quanto mais conhecemos o trabalho desenvolvido pelo EpiSUS, mais entendemos a diferença que ele faz para o enfrentamento de emergências em saúde pública. Entre as nossas prioridades na secretaria está a manutenção e o fortalecimento dessa iniciativa”, declarou.

Foto: Jossie Ribeiro Medcalf

Também participaram da entrega de certificados, Greice Madeleine Ikeda do Carmo, Coordenadora Geral de Vigilância e Respostas às Emergências em Saúde Pública (CGVR/SVS/MS), área técnica à frente do projeto; a representante do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, AIDS e das Hepatites (DIAHV/SVS/MS), Flávia Alvarenga; o representante da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Ricardo Gadelha, e Danilo Coelho, representando a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), instituição parceira, assim como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O objetivo central do curso é fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e suas redes estaduais e municipais por meio da capacitação de profissionais que atuam na ponta, aprimorando a capacidade de detecção, resposta e comunicação de eventos de saúde pública. Entre os formandos, além de colaboradores da SVS estavam equipes da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS); Secretaria Executiva (SE); Secretaria Nacional de Saúde Indígena (SESAI); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e ABIN.

Da Redação com informações do NUCOM/SVS/MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here