Em sua terceira edição, foram atendidas quase oito mil pessoas. Próxima etapa será em São Sebastião

Por Redação

Na sua terceira edição, realizada em Planaltina entre 6 e 11 deste mês, o programa Sejus Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, alcançou recorde de público, com quase 8 mil atendimentos prestados à população local. A ação itinerante, que se tornou permanente por decreto do governador Ibaneis Rocha, já marcou presença em Candangolândia e no Paranoá. A próxima comunidade a ser contemplada será a de São Sebastião.

Na abertura do evento, o governador Ibaneis Rocha e o secretário da Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, manifestaram satisfação com o sucesso do programa. “O governo tem que estar perto do povo”, destacou o governador. O secretário reforçou a declaração, lembrando a importância de “aproximar os governos da população, promovendo facilidade de acesso a serviços de forma integrada e unificada, facilitando e promovendo melhoria na qualidade de vida das pessoas”.

Orientações

Nas escolas locais, as subsecretarias da Sejus atuaram ao longo da semana com palestras sobre enfrentamento à violência e ao bullying, cidadania e legalidade, gravidez precoce, transtorno alimentar, saúde emocional e prevenção ao uso de drogas. Foram atendidos 4.532 jovens, entre crianças e adolescentes. Ainda no âmbito das escolas, foram proferidas palestras sobre inclusão, intolerância religiosa, racismo e LGBTfobia.

Equipes do programa Na Hora também estiveram em Planaltina, contabilizando 1,3 mil atendimentos em vários serviços, como emissão de documentos e esclarecimentos sobre dúvidas apresentadas sobre 42 diferentes ações realizadas. Já no estande montado pela Sejus no Complexo Cultural de Planaltina, houve orientações e distribuição de material sobre temas como questão racial, idosos, portadores de deficiência, serviços funerários e LGBT.

Na sexta e no sábado passados (10 e 11), representantes da Fundação de Amparo ao Preso (Funap) e adolescentes inseridos no sistema socioeducativo participaram de exposição e venda de artesanatos e hortaliças, tudo de produção própria. Ainda nesses dias, houve ações para embelezamento e promoção da autoestima, registando 105 atendimentos; e cursos de merendeira e agente de portaria, que capacitaram 68 pessoas. A Ouvidoria da Sejus também esteve presente e abriu espaço para as pessoas registrarem suas demandas, bem como para fazerem denúncias, reclamações, sugestões e elogios.

Parcerias

Para essa ação, o programa Sejus Mais Perto do Cidadão contou com as parcerias das secretarias de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, de Educação, Cultura e Segurança, além do de Limpeza Urbana (SLU), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Companhia Energética de Brasília (CEB), Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), Polícia Civil do DF, Polícia Militar do DF, Corpo de Bombeiros Militar do DF, Banco Regional de Brasília (BRB), Correios, Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do DF, Superintendência Regional do Trabalho do DF, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência do Sistema Penitenciário, Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF), Receita Federal, Transporte Urbano do Distrito Federal, Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Justiça Federal, Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) e Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).

Da Redação com informações da Ag. Brasília

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

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