Por Delmo Menezes
Recentemente foi divulgada uma pesquisa de opinião pelo Instituto Dados, onde revela que subiu drasticamente o índice de rejeição do governo Rollemberg. De acordo com o Instituto, quase 30% dos entrevistados dão nota zero para o Chefe do Executivo. Um dos motivos principais para a elevada rejeição, é a Saúde pública do DF.

Rollemberg acertou em algumas escolhas do primeiro escalão do seu governo, dentre elas a nomeação do gestor Fábio Damasceno para a Secretaria de Mobilidade, e de Luciano Suassuna para comandar a Comunicação.

No entanto,  o governador não tem sido feliz na escolha dos gestores para comandar a Saúde pública do DF, uma das áreas mais problemáticas do seu governo, que tem sido motivo de constantes denúncias e insatisfação por parte da população.

Nos últimos dois anos, vários secretários assumiram a pasta, e os problemas tem se agravado cada vez mais. Um dos maiores problemas destes gestores, tem sido a falta de conhecimento da estrutura da Secretaria de Saúde. A falta de um líder que consiga manter um relacionamento saudável com setores importantes da sociedade, sindicatos e com os servidores, é notório nesta pasta. Está muito claro que o problema não é somente a escassez de recursos financeiros, e sim a falta de conhecimento da área e domínio da gestão.

Dr. Paulo Feitosa.Um dos nomes que poderia preencher esta lacuna, é o do médico pneumologista Paulo Feitosa, que foi o responsável pelo programa de governo de Rollemberg na área de Saúde. Feitosa é amigo pessoal do governador, foi coordenador geral de saúde da regional norte, e é profundo conhecedor da pasta. Segundo interlocutores, Paulo Feitosa tem total apoio da executiva regional do PSB, partido do governador.

Consultado pelo Agenda Capital, Feitosa não quis se manifestar sobre o assunto, deixando claro no entanto, que como “bom soldado”, está a disposição do Chefe do Executivo, para colaborar em qualquer área do governo, caso seja necessário.

Rollemberg tem somente dois anos de mandato, e não há tempo para fazer novas experiências em áreas importantes do governo. Se quiser melhorar os índices de aprovação, precisa urgentemente dar uma guinada no primeiro escalão, com a substituição de alguns dos seus secretários.

Da Redação do Agenda Capital

5 COMENTÁRIOS

  1. Elza Aparecida. Me lembro bem de Dr. Paulo Feitosa trabalhando na coordenaçao da capanha eleitoral do Governador. Mas, quem acreditou que Rodrigo Rolemberg seria uma boa opção para assumir o executivo. Hoje chora ao ver as prioridades sendo investidas. Na saúde temos que ter alguém que conhece cada plano diretor que nela foi emplementado, para dar prosseguimento e melhoramento. E somente o Servidor de Carreira com compromisso com o bem estar dos servidores e a população saberar conduzir esta tão importante Secretaria.SES-DF. Nunca acompanhei um descaso tão grande com a SECRETARIA DE SAUDE, com esta ocorrendo agora. Sofre servidor e sofre a populaçao. Dr. Paulo, esta passando de hora de cobrar do Governo o seu plano de Governo pra Saude. Assim não dá. O silêncio nunca foi a melhor soluçao.

  2. Até parece pela manchete que o único problema desse governo é a Saúde. Essa está um caos e nada de esforço para melhorá-la. Porém alguém pode me dizer alguma coisa no DF com esse governo que não tenha piorado e muito?

  3. A partir do dia I de janeiro 2017 o novo gestor do Centro de Saúde n.02 nos informou que o Serviço de pronto atendimento do Núcleo Bandeirante(SPA) estará fechado. Deixando mais trinta e três mil pessoas sem nenhuma porta de entrada de emergência na cidade. Se o morador quiser ser atendido terá que se deslocar para UPA. A unidade é de difícil acesso e nas madrugadas não tem como chegar sem carro.Com mais de trinta anos de funcionamento o SPA, tem socorrido muito gente, eu como moradora da cidade e meus familiares por diversas vezes fomos atendidos com muita qualidade e presteza no setor, só tenho a lamentar.Não vamos para UPA de noite, porque sabemos que não seremos atendidos. Governador não faz isso conosco é o único lugar que podemos recorrer: com uma dor de cabeça, febre, dor de garganta, uma pressão alta, fazer a nebulização, fazer um curativo, curar dor de dente, dor no estômago, no ouvido e tomar inclusive remédios injetáveis de rotina como para anemia , anticoncepcional para as mulheres que trabalham e não podem sair do trabalho de dia para tomar o remedio se não perdem o emprego. O setor hoteleiro é forte na nossa cidade os turistas são usuários desta emergência. Promove renda para os trabalhadores das farmácias locais.Tenho familiar em fase terminal, é no SPA que a noite encontro um profissional para atende- lo e fazer os remédios dele para dor. E fora tanta gente que vem de todo DF é encontra alívio para suas dores. Os números estatístico de atendimento do SPA não refletem a necessidade, a tranquilidade e nem a satisfação que temos de ter está emergência na cidade. Repense essa sua ordem e nos deixe ter o mínimo que é o SPA funcionando todas as noites.

  4. Dr Paulo realmente seria um grande nome para a pasta da saúde, ele já foi diretor do HRAN, e um grande conhecedor do sistema público de saúde do DF, eu falo porque conheço bem o trabalho dele como gestor. Ele foi Administrador do Sudoeste/Octogonal e interino na Administração do Cruzeiro, ou seja ele administrou as 3 RA’s com maestria. Ele é um cara que cobra muito dos servidores, mas, também, valoriza aqueles servidores que trabalham com afinco. Digo, aqueles que vestem de verdade a camisa do serviço público.

  5. Já trabalhei com o Dr Paulo Feitosa e acredito que seja uma pessoa qualificada para esta na liderança da área da Saúde do DF, ao contrário do Secretario Atual de Saúde.
    Tem todo meu apoio Paulo Feitosa.
    Excelente profissional!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here