O objetivo da iniciativa é produzir documento com diretrizes para o período de 2024 a 2027
Por Redação
Nesta segunda-feira (27), a Secretaria de Saúde (SES-DF) realizou um workshop para os trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para analisar a situação atual de gestão do trabalho e educação em saúde, com o objetivo de produzir documento com os principais problemas, desafios, diretrizes e objetivos para os próximos quatro anos.
Durante a abertura do evento, João Eudes Filho, subsecretário de Gestão de Pessoas (SUGEP), destacou que a crescente demanda por serviços de saúde exige uma força de trabalho bem informada, motivada e devidamente remunerada. “Já temos mais de 40 mil profissionais capacitados e fizemos mais de 26 parcerias público privadas. A gestão eficiente dos recursos humanos é essencial para que possamos oferecer um atendimento de excelência” explicou.
A coordenadora de Inovação e Gestão do Conhecimento (CIGEC) da SES-DF, Mabelle Roque, explicou que o workshop é um momento formativo para compreender melhor o papel da gestão de pessoas na configuração da gestão do trabalho e educação em saúde, seus desafios e as necessidades de ação para os trabalhadores do SUS. “Nosso público-alvo são os servidores do SUS no DF. Recebemos mais de 200 participantes, que vão colaborar ativamente na construção das diretrizes para os próximos anos”.
Especializada em atendimento a pacientes com deficiência (PCD), Andrea de Aquino Marcilio, supervisora da Policlínica de Samambaia, destaca a importância de participar e opinar sobre cursos essenciais para formação dos servidores. “A educação permanente proporciona entusiasmo ao profissional. A possibilidade de compartilhar o que fazemos e trocar experiências positivas com outros colegas é muito valiosa”, comentou.
“O usuário se beneficia quando entendemos que os gestores são capacitados, qualificados e equipados com ferramentas e estratégias de gestão, e não apenas movidos pela boa vontade. Os promotores de saúde precisam inspirar pessoas a desenvolverem suas habilidades”, afirmou Juliana Leão, diretora de Urgência e Cirurgia para Diagnóstico e participante do workshop.
No workshop, os participantes participaram de palestras com temáticas relacionadas à gestão do trabalho, educação em saúde e programas de equidade. Também foram realizadas oficinas que levantaram os objetivos, as metas, a previsão orçamentária e o monitoramento da SES-DF.
Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/
Com Ascom/SES-DF