Parte dos recursos para a construção da Terceira saída de Águas Claras veio de emenda parlamentar do Deputado Federal Luís Miranda (DEM-DF). Foto: Reprodução.

O deputado federal Luís Miranda destinou R$ 6 milhões para a construção da terceira saída de Águas Claras.

Por Delmo Menezes

Quem mora em Águas Claras e região sabe da importância da construção de mais uma saída para desafogar os constantes engarrafamentos para acesso a EPTG. No total, são 37 mil veículos que circulam diariamente na Região Administrativa, provocando retenções e grandes congestionamentos, principalmente nos horários de pico. 

A construção da terceira saída de Águas Claras é praticamente unanimidade entre os moradores de Águas Claras e Região, pois irá desafogar o trânsito para milhares de motoristas que saem de lá todos os dias, com destino ao Plano Piloto. 

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinará, na manhã desta quarta-feira (1º), a ordem de serviço para autorizar o início das obras do terceiro acesso para a cidade de Águas Claras, com entrada pela EPTG. Há a previsão de um viaduto de 50 metros de extensão. O acesso contará com construção de uma ponte de 50 metros de extensão.

Pelo projeto, a nova saída de Águas Claras terá 2 km de extensão, com duas faixas em cada sentido, ligando o balão de interseção entre a Avenida Pitangueiras e a Avenida Parque Águas Claras. Também estão previstas ciclovias. A pista passará por área doada pela Residência Oficial do GDF e levará à EPTG. 

O Deputado Federal Luis Miranda (DEM-DF) destinou 6 milhões em emendas parlamentares para a obra. O parlamentar lembra que hoje Águas Claras não tem uma saída no meio da cidade. “Águas Claras é uma cidade linda e alegre e com essa nova saída ficará ainda melhor e mais valorizada”, pontua Miranda. 

“Eu via aquele engarrafamento diário para Águas Claras, e aquilo ocorre porque não tem pista de escoamento. Tanto que a EPTG fica mais leve. A região ficava com trânsito mais pesado, porque acumulava todo mundo em cima daquele balão da Euro-Americana. Com a participação de todos, coloquei o valor de R$ 6 milhões e tocamos o projeto com o governador”, disse o deputado federal Luís Miranda, autor da emenda.

Águas Claras tem uma frota automotiva bastante densa. Segundo informações da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), mais de 100.000 pessoas residem na região, espalhadas em 54.782 domicílios. Pelo menos 87% dessas residências têm pelo menos um veículo na garagem. São 46.837 automóveis, além 3.294 motocicletas e 19.427 bicicletas. 

Serviços:

Assinatura da ordem de serviço para início da
construção
Data: 1° de dezembro de 2021
Horário: 9h30
Local: Avenida Park Águas Claras, quadra 301, lote 1⁄2.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here