Transporte público GVB de Amsterdã.

A empresa de transporte público continuará usando o Facebook, LinkedIn e Instagram para fins de mídia social

Por Delmo Menezes

A empresa de transportes de Amsterdã, GVB, anunciou na terça-feira (09/04) que está interrompendo o uso do ‘X’ (antigo twitter) como canal de comunicação devido ao “fluxo contínuo e anônimo de mensagens de ódio e a falta de supervisão do proprietário”.

A GVB, responsável pelo transporte público na capital holandesa e arredores, afirmou que a decisão visa preservar a integridade de seus canais de comunicação e garantir um ambiente online seguro para seus usuários. A partir de agora, a empresa utilizará exclusivamente seus próprios meios de comunicação, como seu site e o aplicativo de viagens GVB, conhecido como Gappie, para informar os passageiros sobre informações de viagem.

“O site de mídia social X mudou nos últimos anos”, escreveu GVB. “O que começou como uma plataforma de diálogo e troca de conhecimentos tornou-se agora um lugar para mensagens de ódio e polarizadoras. Isso não se conecta com nossos valores sociais como organização.”

A GVB acredita que o X se tornou um lugar para “mensagens de ódio e polarizadoras”. A empresa afirma que isso não se conecta com seus “valores sociais”. A GVB defende os debates sociais internos e externos, mas acredita que todos devem se sentir “bem-vindos, seguros e valorizados”.

Enquanto isso, as atividades da empresa nas mídias sociais serão mantidas, mas com um foco renovado na moderação e no engajamento construtivo. O GVB continuará utilizando plataformas como Facebook, LinkedIn e Instagram, reservando o contato direto com os clientes para canais mais privados, como WhatsApp e e-mail.

A decisão reflete a preocupação crescente com o uso abusivo das redes sociais e destaca a importância de garantir ambientes online saudáveis e inclusivos. Ao tomar essa medida, a GVB reafirma seu compromisso com o bem-estar de seus usuários e com a promoção de um diálogo respeitoso e construtivo.

“Abrimos espaço para debates sociais internos e externos”, afirmou a transportadora. “Somos um reflexo da sociedade e consideramos fundamental que todos se sintam bem-vindos, seguros e valorizados.”

Com essa mudança, a GVB espera promover uma cultura digital mais positiva e responsável, enquanto continua a oferecer um serviço de transporte público eficiente e acessível para os residentes e visitantes de Amsterdã.

A mudança afetará os usuários do X que dependem da plataforma para obter informações de viagem. A GVB espera que os usuários migrem para seus próprios canais de comunicação. A mudança também pode ser vista como um sinal de que outras empresas podem seguir o exemplo da GVB e abandonar o X.

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Da Redação do Agenda Capital

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