A propaganda eleitoral começa nesta sexta-feira (28). Foto: Reprodução.

Propaganda eleitoral gratuita começa nesta sexta-feira (28) e terá Lula com a maior fatia do horário, seguido por Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Augusto Cury

Por Delmo Menezes

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu a distribuição do tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão entre os candidatos à Presidência da República nas eleições de 2026. O horário eleitoral do primeiro turno começa nesta sexta-feira (28) e será exibido até 1º de outubro.

A candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela coligação Brasil Pronto para Mais, terá o maior tempo diário de propaganda. Serão 5 minutos e 31 segundos por dia.

Na segunda posição aparece o candidato do PL, Flávio Bolsonaro, com 4 minutos e 20 segundos diários. O candidato do PSD, Ronaldo Caiado, terá 2 minutos e 2 segundos, enquanto Augusto Cury, do Avante, contará com 35 segundos.

Tempo de cada candidato

CandidatoPartido/coligaçãoTempo diário
LulaPT – Brasil Pronto para Mais5min31s
Flávio BolsonaroPL4min20s
Ronaldo CaiadoPSD2min02s
Augusto CuryAvante35s

Candidatos vinculados a partidos que não alcançaram os requisitos estabelecidos pela legislação eleitoral não terão participação no horário gratuito em bloco. É o caso de Romeu Zema (Novo) e Renan Santos (Missão).

Como funciona a distribuição

A divisão do tempo considera, principalmente, a representação dos partidos e federações na Câmara dos Deputados e as regras da cláusula de desempenho.

Pela legislação eleitoral, 90% do tempo destinado à propaganda é distribuído proporcionalmente ao número de deputados federais eleitos, enquanto os 10% restantes são divididos igualmente entre as legendas que atendem aos critérios legais.

Para o cálculo deste ano, o TSE considerou 510 deputados federais pertencentes a partidos e federações que cumprem os requisitos constitucionais. As três cadeiras restantes da Câmara não entraram na conta porque estão vinculadas a partidos que não alcançaram os critérios da cláusula de desempenho.

A maior bancada considerada no cálculo é a Federação União Progressista, formada por União Brasil e PP, com 104 deputados. O PL aparece em seguida, com 98 parlamentares. A Federação Brasil da Esperança, integrada por PT, PCdoB e PV, soma 81 cadeiras.

Também aparecem entre as maiores bancadas o PSD, com 42 deputados, e MDB e Republicanos, com 41 cada.

Inserções ao longo da programação

Além dos programas exibidos em rede, as campanhas também terão direito a inserções de 30 e 60 segundos, distribuídas ao longo da programação das emissoras.

No primeiro turno, foram destinadas 433 inserções à coligação Brasil Pronto para Mais, 339 ao PL, 159 ao PSD e 47 ao Avante.

Ao todo, serão 70 minutos diários destinados às inserções, que poderão ser veiculadas entre 5h e meia-noite, de segunda-feira a domingo.

Quando a propaganda presidencial será exibida

O horário eleitoral gratuito em rede terá 50 minutos diários, divididos em dois blocos de 25 minutos no rádio e na televisão.

A propaganda dos candidatos à Presidência será exibida às terças, quintas e sábados, nos mesmos dias destinados às campanhas para deputado federal.

Às segundas, quartas e sextas-feiras, o espaço será destinado às candidaturas a governador, senador e deputado estadual.

A distribuição do tempo de televisão e rádio será um dos principais instrumentos das campanhas durante a corrida presidencial, especialmente para os candidatos que possuem maior estrutura partidária e, consequentemente, mais espaço para apresentar propostas e buscar o eleitorado.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais com experiência em diversos órgãos da administração direta e indireta. Analista político e observador atento da política local e nacional. Editor-Chefe do portal de notícias Agenda Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here