Devido vazamento de esgoto sanitário, pacientes do hospital de Sobradinho estão sendo transferidos para o hospital de Planaltina

Por Delmo Menezes

Pacientes do Hospital Regional de Sobradinho (HRS), estão sendo transferidos para o Hospital Regional de Planaltina (HRPL) devido problemas de vazamento de esgoto sanitário naquela unidade.

De acordo com relato de uma profissional médica que preferiu não se identificar, a situação do Centro Obstétrico do Hospital nos últimos meses, é caótica. Segundo a médica, “fomos orientados  pela direção do hospital da regional norte, a irmos para o hospital de Planaltina, sendo que aquela unidade não comporta todos os médicos, e nem os pacientes”.

Uma servidora da saúde lotada no hospital de Planaltina, esclarece que a situação deste Hospital é pior do que a de Sobradinho. De acordo com a servidora, o hospital não possui nenhum tipo de “sonar”, e outros materiais para o recém-nascido. “Então quem for de Sobradinho para Planaltina que traga seus materiais”, disse a servidora.

Bloco Materno Infantil

Bloco Materno Infantil de Sobradinho
Ambientes do Bloco Materno Infantil quando foi inaugurado em 2012. Foto: reprodução

Quando foi inaugurado na gestão passada, em 26 de outubro de 2012, o Bloco Materno Infantil (BMI) vinculado ao Hospital Regional de Sobradinho realizava em média, 450 procedimentos diários. Hoje a situação segundo relato de servidores, é um verdadeiro caos.

Na inauguração em 2012, o bloco estava equipado para oferecer serviços de pré-parto, parto e puerpério; ginecologia; UTI neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários de Neonatologia (UCIN); Banco de Leite Humano; fonoaudiologia, para detectar problemas auditivos; psicologia e serviço social; fisioterapia neonatal e nutrição, além da realização de exames necessários.

Nota da Secretaria de Saúde

 A direção do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) informa que o serviço de obstetrícia da unidade será transferido, temporariamente, para o Hospital Regional de Planaltina (HRP). O objetivo é manter o atendimento até que a manutenção do sistema de esgoto seja concluída.
 
A direção esclarece que desde 22 de março o bloco Materno Infantil do HRS passa por obra. A previsão é que em 30 dias a reforma seja concluída.
 

O atendimento no Hospital de Planaltina está ocorrendo dentro da normalidade. Profissionais do HRS estão sendo remanejados para ajudar no atendimento. (ASCOM-SES-DF).

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here