O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, escuta enquanto participa de uma reunião com o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar (não retratado) na Horodetskyi House, em meio ao ataque da Rússia à Ucrânia, em Kiev, Ucrânia.

Desde que o tempo quente voltou, os ataques à infraestrutura de energia da Ucrânia diminuíram no lugar de ataques a outros alvos

Por Reuters

KYIV, 30 Jul (Reuters) – O presidente Volodymyr Zelenskiy disse neste domingo que espera que a Rússia retome seus ataques ao sistema de energia da Ucrânia assim que o tempo frio voltar no final deste ano, e prometeu fazer todo o possível para proteger a rede elétrica.

Quase 40% do sistema de energia ucraniano foi danificado em ataques de mísseis e drones russos no inverno passado, que mergulharam as cidades ucranianas na escuridão e no frio, no que Kiev chamou de estratégia deliberada para prejudicar civis, um crime de guerra. Moscou diz que lançou os ataques para reduzir a capacidade de combate da Ucrânia.

Desde que o tempo quente voltou, os ataques à infraestrutura de energia da Ucrânia diminuíram no lugar de ataques a outros alvos. Mas Zelenskiy disse durante uma visita à cidade de Ivano-Frankivsk, no oeste, no domingo, que espera que os ataques à energia sejam retomados.

“É óbvio que neste outono e… no inverno o inimigo tentará repetir o terror contra a indústria de energia ucraniana. Devemos estar prontos para isso de qualquer maneira”, disse Zelenskiy a altos funcionários do governo, segurança e regionais.

“No nível do governo e da segurança, faremos todo o possível.”

Zelenskiy disse que o governo, autoridades de segurança e trabalhadores de energia estão trabalhando para proteger o sistema de energia de danos físicos, sabotagem ou ataques cibernéticos. Todas as cidades da Ucrânia devem estar prontas para lidar com emergências do setor de energia, acrescentou.

Reparos rápidos, muitas vezes baseados em equipamentos de energia de backup enviados pelos parceiros ocidentais de Kiev, ajudaram o país a passar pelo inverno passado. O ministro da Energia, German Galushchenko, expressou confiança nesta semana de que a Ucrânia poderia atender às suas necessidades de geração durante os meses frios.

(Reportagem de Olena Harmash Edição de Peter Graff)

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Com informações da Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here