Dr. Cid Carvalhes - médico advogado e escritor.

Por Dr. Cid Carvalhaes*

ADVOGAR, palavra aparentemente mágica, encerra em seu conteúdo a missão de defender direitos, respeitar e cumprir deveres, aplicar a Lei e, acima de tudo, procurar, de forma incansável, alcançar a JUSTIÇA.

A Advocacia, em seus amplos limites, pressupõe, necessariamente, a existência de um pleno ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

Nossa sociedade, albergadora de tantos contrastes e conflitos, de discriminações alargadas, perseguições imotivadas, agressividades crescentes, desigualdades e injustiças sociais relevantes, entre tantos outros abismos, como nunca, necessita cada vez mais da presença do(a) ADVOGADO(A).

Somos profissionais balizadores de desajustes diversos, capazes de harmonizar diferenças, objetivando alcançar o bem comum, ainda que, por vezes, restrito a determinados segmentos.

Desajustes de comportamento à margem da Lei, agressões das mais distintas formas, confrontos aos preceitos inquestionáveis da DEMOCRACIA, investidas destinadas à perversão dos sólidos direitos de cidadania e, enfim, toda e qualquer tentativa de contrariar preceitos essenciais da ordem jurídica encontram na ADVOCACIA a necessária acolhida para serem combatidos.

É na Advocacia que a sociedade encontra uma voz para a DEFESA DOS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS, para a preservação da cidadania e para a busca permanente pela Justiça.

Nós, ADVOGADAS E ADVOGADOS, neste nosso dia, 11 de agosto, merecemos alguma distinção, por menor que seja, pela relevância da missão que abraçamos.

Parabéns aos defensores de DIREITOS.

Parabéns às ADVOGADAS e aos ADVOGADOS!

Que jamais nos falte coragem para defender, independência para questionar e compromisso para buscar a JUSTIÇA!

*Dr. Cid Célio Jayme Carvalhaes – Médico neurocirurgião, advogado e escritor. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Presidente do Conselho Deliberativo da SBN, Presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e Presidente da Federação Nacional dos Médicos. Especialista no Direito Médico e da Saúde e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito da Escola Paulista de Direito. É Colunista do Agenda Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here