Por Delmo Menezes

O Aliança pelo Brasil (ALIANÇA), partido fundado pelo presidente Jair Bolsonaro, se organiza para um mutirão para coleta de assinaturas. Documento enviado pelo marketing da sigla informa que as pessoas poderão, a partir desta sexta-feira (20), comparecer em qualquer cartório de registro de notas para assinar a ficha de apoiamento e reconhecer firma”. A nota diz ainda que o próprio cartório cuidará de enviar as fichas de filiação. Quem desejar também poderá imprimir a ficha cadastral.

A Justiça Eleitoral exige, para a criação de um partido político, que seja apresentada uma lista com número de assinaturas equivalente a 0,5% do total de votos válidos na última eleição para a Câmara dos Deputados. O número atualmente, é de 491.967 assinaturas. Os eleitores donos dessas assinaturas precisam ainda estar espalhados por, ao menos, 9 Estados.

Para que o novo partido esteja apto a participar de uma eleição, as assinaturas precisam ser coletadas e validadas pela Justiça Eleitoral até 6 meses antes da eleição. É necessário que todo o rito esteja finalizado até 4 de abril.

Luís Felipe Belmonte, vice-presidente nacional do Aliança Pelo Brasil. Foto: Agenda Capital

De acordo com o vice-presidente nacional da nova sigla, o advogado Luís Felipe Belmonte, o Aliança Pelo Brasil já está recebendo adesões. “Estamos recebendo apoiadores e pedidos dos mais diversos segmentos da sociedade, inclusive de militares, religiosos e de diversos cidadãos deste país”, destacou Belmonte.

Criação do Aliança Pelo Brasil

A criação do novo partido foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 12 de novembro de 2019, ao declarar sua saída do Partido Social Liberal (PSL). O estatuto, com a formalização dos princípios e valores, juntamente com o detalhamento da estrutura organizacional, foi divulgado em 26 de novembro de 2019. 

Tem sido identificado, pela maioria dos observadores e analistas políticos, como sendo um partido conservador tradicional de direita. De acordo com seu fundador, trata-se de um projeto de “partido conservador, que respeita todas as religiões, dá crédito aos valores familiares, defende a legítima defesa, defende a posse e o porte de arma com requisitos, o livre comércio com todo mundo, sem o viés ideológico”.

Da Redação do Agenda Capital

6 COMENTÁRIOS

  1. FILIAR-ME AO ALIANÇA PELO BRASIL, MAS NÃO CONSIGO REALIZAR. POR FAVOR COMO POSSO ME FILIAR? AQUI EM ANÁPOLIS GOIÁS. ANTECIPADAMENTE OBRIGADA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here